(Pucrj 2015) Observe a figura abaixo e responda:]
a) O que esse gráfico representa? Explique.
b) O que são os compartimentos e por que eles são representados por barras de diferentes tamanhos?
c) Se esse gráfico representasse um ecossistema aquático, a relação de tamanho entre os compartimentos seria a mesma? Explique.
Respostas
a) Este gráfico representa uma pirâmide ecológica. Existem três tipos de pirâmides ecológicas:
Pirâmide de números: nos mostra quantos organismos existem em cada nível trófico
Pirâmide de biomassa: indica quanta matéria orgânica há acumulada em cada nível trófico
Pirâmide de energia:representa a quantia de energia acumulada em cada nível trófico
A imagem não mostra nenhum valor de massa, de calorias, nem o número de indivíduos, desse modo não podemos dizer a qual tipo de pirâmide ela se refere. Ela pode representar os três tipos de pirâmide.
b) Cada compartimento representa um nível trófico. Eles tem diferentes tamanhos para nos indicar a quantidade relativa, seja de biomassa, energia ou número de indivíduos, em cada nível.
c) Sim. Geralmente há grande quantidade de produtores para alimentar uma menor quantidade de consumidores primários, que alimentam uma menor ainda quantidade de consumidores secundários. Por exemplo, em uma pirâmide de energia, estima-se que cada nível trófico transfira apenas 10% da capacidade energética para o nível trófico seguinte. Desse modo a pirâmide fica com o vértice voltado para cima.
Espero ter te ajudado, bons estudos!
a) O gráfico representa uma pirâmide trófica que ilustra a relação entre a quantidade de energia ou biomassa para cada nível trófico.
b) Cada um dos compartimentos representa um nível trófico. Como uma proporção da biomassa em cada nível trófico não é consumida e uma proporção da energia é perdida na transferência entre níveis tróficos, o tamanho dos retângulos decresce da base para o topo, seja em pirâmides de energia ou de biomassa.
c) Nos ecossistemas aquáticos, no entanto, a pirâmide trófica pode ser invertida quando se trata da biomassa contida em cada um dos compartimentos. Nesses ecossistemas, onde a taxa de consumo é alta, e os tempos de vida dos produtores primários são baixos, em qualquer momento que se meça a biomassa dos níveis tróficos, essa será maior para os heterótrofos do que para os autótrofos fazendo com que a pirâmide seja invertida quando comparada àquela de ecossistemas terrestres.