• Matéria: Química
  • Autor: Deborahandara4128
  • Perguntado 8 anos atrás

Considere duas soluções aquosas, uma de nitrato de prata e outra de um sal de um metal X, cuja carga catiônica não é conhecida. Quando a mesma quantidade de eletricidade passa através das duas soluções, 1,08 g de prata e 0,657 g de X são depositados (massas molares Ag = 108 g/mol; X=197 g/mol). Com base nessas informações, qual o valor da carga iônica de X

Respostas

respondido por: camilafortes13
20
Olá! 

Essa questão pode ser respondida bastando apenas olhar na tabela periódica. Isso porque a questão foi bem generosa em dá a massa atômica de X, se você souber a massa atômica de todos os elementos de cabeça também você resolve facilmente. 

Primeiramente se observarmos o elemento que possui massa atômica igual a 197 unidades de massa atômica é o ouro. Além disso se você souber a tabela de cátions decorada você sabe que o Nox (número de oxidação) do ouro +1 ou +3.

Então, X = Au.

Com a prata (Ag), tivemos a decomposição de 
1,08 gramas, ou seja, um centésimo da massa molar com o fluxo de 1 elétron para a prata.

Com o ouro (Au), tivemos a decomposição 
de 0,657 gramas, ou seja, para que houvesse fluxo de 1 elétron, seria necessário a deposição de 1,97 gramas de ouro, o que não ocorre. Então, por conta disso podemos perceber que o Nox do ouro não é +1 e sim +3.

Espero ter ajudado! 
respondido por: bfernanda2004
5

Resposta:

Explicação:

Anexos:
Perguntas similares