Leia o fragmento abaixo e responda a seguir:
“Castilho, porém, era exatamente o contrário de um rebelde. Grande purista, mestre do idioma, dotado de escassa imaginação criadora, nunca fora realmente romântico, embora seja em regra mencionado como terceiro mentor do movimento. Formado na dissolução do neoclassicismo arcádico, que nunca abandonou, encarnava uma peculiar adaptação das formas externas do Romantismo a um espírito pseudo-clássico. Fórmula esta que chegara nessa altura a entronizar-se como gosto oficial do constitucionalismo. Era ele por isso, o obstáculo com que havia de tropeçar a nova rebeldia da geração intelectual que por volta de 1865 estava se formando em Coimbra.
Esta geração já desde 1861 vinha dando provas de sua tendência para a rebeldia à disciplina universitária com ruisosos tumultos, irreverências e revoltas – que indicavam claramente a inconformidade da juventude acadêmica com os valores oficiais da sociedade em que vivia. A chamada Questão Coimbrã ou do "Bom senso e Bom gosto" foi a primeira manifestação importante dessa mocidade, conhecida hoje nos manuais pelos nomes de Geração, Escola ou Dissidência de Coimbra e também Geração de 70, e que, com a adição de novos elementos afins, havia de realizar novas demonstrações dos seus intuitos reformistas na vida pública nacional.
Com a famosa Questão Coimbrã pode-se dizer que se iniciou o espírito contemporâneo nas letras portuguesas. Com ela entraram em conflito aberto o novo espírito cientifico europeu e o velho sentimentalismo, domesticado e retoricizado, do Ultra-Romantismo vernáculo. O novo lirismo que aparecia, social, humanitário e crítico, não se alçava apenas contra a tirania do gosto literário vigente, exercida por Castilho – que esses rapazes apelidaram de "árcade póstumo" - mas também, e de modo mais vasto, contra todos os conceitos políticos, históricos e filosóficos que ele e os seus satélites literários simbolizavam.”
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/questao_coimbra, consultado em 03/2009.
“A Questão Coimbrã girou em torno de uma crítica aos modernos pelo poeta romântico ____ e que foi violentamente rebatida por ___”.
Os nomes que completam corretamente as lacunas acima são respectivamente:
Escolha uma:
a. Antônio Feliciano de Castilho e Antero de Quental.
b. Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós.
c. Antero de Quental e Eça de Queirós.
d. Alexandre Herculano e Antônio Feliciano de Castilho.
Respostas
respondido por:
1
b. Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás