Pesquise as condições ambientais que favorecem o desenvolvimento da produção açucareira no litoral do Nordeste brasileiro no tempo colonial e registre-as
Respostas
Existe uma série de fatores ambientais e produtivos em relação ao plantio da cana-de-açúcar no litoral nordestino, entre eles estão:
- o clima do litoral nordestino (com alta concentração de umidade e calor) favorecia o plantio da cana, proporcionando as condições ideais para que o cultivo pudesse prosperar e render altos lucros aos portugueses.
- os portugueses já haviam tido sucesso no plantio da cana, por isso, reproduzir esse mesmo sucesso (ocorrido antes na Ilha da Madeira) seria muito fácil, devido à localização geográfica e condições climáticas do nordeste brasileiro. Após ter tido tal sucesso, e com a alta demanda do mercado Europeu, onde o açúcar era bastante valorizado, tudo isso colaborou para a escolha do litoral nordestino.
Espero ter ajudado!
As condições ambientais que favorecem o desenvolvimento da produção açucareira no litoral do Nordeste brasileiro no tempo colonial, são: o clima e o solo.
Isto porque, de acordo com o clima, pode acarretar uma maior produção de açúcar, devido ao favorecimento ao crescimento da cana-de-açúcar, de grande potencial de crescimento em climas quentes, até 30ºc.
O solo também é de grande valia para o desenvolvimento da cana-de-açúcar, onde possui grande potencial de crescimento em solos que possuem leves declives, e solo vermelho escuro, vermelho-amarelo, além de neossolo quartzarênico.
Desta forma, é nitido que o clima e o solo foram fatores cruciais para o bom desenvolvimento da produção açucareira no litoral nordestino.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/13343946
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)