• Matéria: Física
  • Autor: Sayonaracristina1
  • Perguntado 8 anos atrás

Um feixe de luz não-polarizado deve atravessar três polaroides: 1°) um polaroide vertical, 2°) um polaroide inclinado 45° com a horizontal e 3°) um polaroide na horizontal. Indique que porcentagem da INTENSIDADE do feixe inicial não-polarizado​, o feixe terá após a) passar pelo 1° polaroide; b) ​passar pelo 2° polaroide; e c) passar pelo 3° polaroide. Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: andre19santos
1
Suponha uma intensidade inicial do feixe de luz igual a I.

A) Este feixe é não polarizado e quando passa por um polaroide vertical que polariza o feixe somente no plano vertical, então a intensidade da luz cai pela metade. Então, a intensidade é 50% da intensidade inicial.

B) Quando o feixe (polarização vertical) passa por um polaroide com 45º de inclinação, a intensidade do feixe é dada por I = I0 cos²(x), onde I0 é o valor da intensidade do feixe antes de passar pelo filtro.
Como a intensidade era de 0,5I, temos que ao passar pelo segundo feixe, a intensidade será de:
0,5I*cos²(45) = 0,138I

A nova intensidade do peixe é 13,8% da intensidade inicial.

C) Ao passar pelo polaroide horizontal, o feixe de luz está em um plano inclinado e portanto, não passa nada pelo polaroide horizontal. A regra da metade aplicada na letra A só é valida para feixes não-polarizados.
A intensidade final é 0%.
Perguntas similares