• Matéria: Biologia
  • Autor: AlexiaMackenzye5841
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto. A radiação está ao nosso redor e existe desde o início do nosso planeta. Ela torna-se um problema quando ocorre em altas doses e tempo de exposição curto. O efeito biológico de radionuclídeos depositados internamente depende, em grande parte, da sua atividade e distribuição no organismo, além da taxa de remoção dessa substância que, por sua vez, depende da sua forma química. O iodo radiativo é um produto comum da fissão nuclear; era o componente principal da radiação liberada pelo desastre de Chernobyl (na antiga União Soviética, em 1986), o que levou a muitos casos pediátricos de câncer da glândula tireoidea. (WHO, Fact Sheet 303, 2006. Adaptado) De acordo com o texto, ocorreu câncer da glândula tireoidea, após a liberação de iodo radiativo no desastre de Chernobyl, porque (A) houve aumento na quantidade de iodo disponível, com excesso de produção dos hormônios tiroxina e triiodoti- ronina. (B) a radiatividade danificou parte do DNA da glândula, levando a mutações carcinogênicas. (C) a remoção do iodo do corpo através da glândula tireoidea, que foi afetada pela radiação, causou hipertireoidismo e, como consequência, o câncer. (D) mecanismos de reparação celular, com substituição da fita danificada do DNA na glândula tireoidea, resultaram em câncer. (E) o iodo radiativo foi absorvido pelas células germinativas dos adultos, gerando crianças com problemas na glândula tireoidea.

Respostas

respondido por: Giuliane6
11
Olá!!! Bom vamos lá!

Sabemos que o corpo humano não produz iodo, nos o conseguimos ingerindo determinados alimentos que o possuem, assim ele é usado pela glândula tireoide para controlar vários hormônios. A falta dele vai causar casos de hipotireoidismo.

No caso de um acidente como  de Chernobyl teremos a liberação do iodo radioativo, que é altamente cancerígeno ao ser humano, por isso se faz necessário tomar comprimidos de iodeto de potássio, pois assim a glândula da tireoide não conseguirá absorver nenhum dos iodos, nem o bom nem o ruim, e assim conseguiríamos evitar um câncer. 

Como isso não foi possível nesse caso, o iodo "ingerido" acabou levando ao câncer por conta das Mutações ocorridas no DNA.

Por isso nesse caso podemos dizer que a alternativa correta é a letra B!

Espero ter ajudado ema algo!
Perguntas similares