• Matéria: História
  • Autor: VanessaAP7660
  • Perguntado 8 anos atrás

Cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana. O Islã, no entanto, está longe de ser uma fé monolítica. (...) Ainda que não disponhamos de estatísticas confiáveis, um cálculo crível aponta que 65% dos muçulmanos do Oriente Médio são sunitas e uns 30%, xiitas. (Dan Smith. O Atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008.) Maior grupo religioso (dados por país, 2005) Em relação aos conflitos religiosos do Oriente Médio, é possível afirmar que (A) a disputa religiosa entre judeus e muçulmanos nunca atrapalhou o amplo intercâmbio comercial na região. (B) os muçulmanos se mantêm politicamente unidos e xiitas e sunitas jamais se opuseram ou se enfrentaram. (C) islamismo, judaísmo e cristianismo nasceram na região, mas só os muçulmanos conservaram seus lugares santos. (D) os judeus reivindicam o controle territorial completo do Oriente Médio, pois são maioria em todos os países da região. (E) a maior população muçulmana não impediu a formação de um Estado judeu, nem proporcionou a criação de um Estado palestino.

Anexos:

Respostas

respondido por: BiaBomfim
70
Olá,

Podemos perceber que a maior parte da população do Oriente Médio é muçulmana, sendo a maioria sunitas (grupo considerado não radical) e o restante xiita, entretanto, embora seja minoria em território e população foi formado um estado judeu.

Então podemos afirmar que a alternativa correta é:

(E) a maior população muçulmana não impediu a formação de um Estado judeu, nem proporcionou a criação de um Estado palestino.

Espero ter ajudado!
respondido por: MaiconVinni
6

Resposta:

Letra D

Explicação:Confia

Perguntas similares