A China, sede das Olimpíadas de 2008, foi o berço de muitas invenções e descobertas de grande impacto para a humanidade, como o papel, a bússola e a pólvora, entre outras. O uso bélico da pólvora implica a adequação da velocidade de sua queima ao tipo de arma a que se destina. Considerando-se a reação química da queima da pólvora, representada pela equação: 4KNO3(s) + 7C(s) + S(s) ^ ^ 3CO2(g) + 3CO(g) + 2N2(g) + K2CO3O) + K^s) identifique a alternativa que corresponde à melhor opção para aumentar a velocidade da explosão da pólvora. (A) Promover a reação sob atmosfera de N2. (B) Utilizar pólvora previamente refrigerada. (C) Utilizar pólvora finamente pulverizada. (D) Utilizar excesso de carvão. (E) Usar uma solução supersaturada de pólvora.
Anexos:
Respostas
respondido por:
18
Dentre as fontes aceleradoras de uma reação podemos citar a energia elétrica, a energia fotoquímica, pressão , temperatura uso de solventes e superfície de contato.
No caso da pólvora, como estamos falando de um meio sólido, sua velocidade da queima vai depender apenas da superfície de contato e da temperatura.
Para que a explosão ocorra mais rapidamente, a temperatura deve estar mais elevada e a superfície de contato aumentada. A fina pulverização da pólvora é um recurso utilizado para aumentar sua superfície de contato e, consequentemente, a velocidade de sua queima.
Portanto, a alternativa que corresponde à melhor opção para aumentar a velocidade da explosão da pólvora é a representada pela letra C.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás