Observe a figura. O ícone, pintura sobre madeira, foi uma das manifestações características da Civilização Bizantina, que abrangeu amplas regiões do continente europeu e asiático. A arte bizantina resultou (A) do fim da autocracia do Império Romano do Oriente. (B) da interdição do culto de imagens pelo cristianismo primitivo. (C) do “Cisma do Oriente”, que rompeu com a unidade do cristianismo. (D) da fusão das concepções cristãs com a cultura decorativa oriental. (E) do desenvolvimento comercial das cidades italianas.
Respostas
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é a D.
A representação de ícones, principalmente religiosos, foi uma das características mais marcantes da arte bizantina, utilizando painéis de madeira, ornamentos dourados e traziam mensagens cristãs e passagens do evangelho. Entretanto, essa tendência artística ultrapassou as fronteiras do Império Bizantino, devido a influência político religiosa exercida. Por causa da localização de Constantinopla, a arte bizantina pode se inspirar nas influências gregas, romanas e orientais.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A resposta correta é a letra D
Explicação:
A arte bizantina tem início entre os séculos IV e V. O cisma do Oriente acontece apenas no século XI, muito distante, porém, do seu início. Assim, também, não está relacionada com o fim da autocracia no império do Oriente, que se mantém praticamente até a sua extinção, no século XV. O cristianismo primitivo não proibia o culto a imagens e também ainda é muito cedo para falar no desenvolvimento das cidades italianas, que só acontecerá a partir do ano 1000.