• Matéria: História
  • Autor: lauravieiradp5863
  • Perguntado 8 anos atrás

A Independência do Brasil do domínio português significou o rompimento com (A) a economia europeia, sustentada pela exploração econômica dos países periféricos. (B) o padrão da economia colonial, baseado na exportação de produtos primários. (C) a exploração do trabalho escravo e compulsório de índios e povos africanos. (D) o liberalismo econômico e a adoção da política metalista ou mercantilista. (E) o sistema de exclusivo metropolitano, orientado pela política mercantilista.

Respostas

respondido por: GuilhermeZan
57

A alternativa correta é a E

O processo de Independência se inicia em 1808 com a vinda da família real ao Brasil, pois é a partir da instalação da corte portuguesa no Brasil que se assinam os tratados de abertura dos portos às nações amigas. Isso significou, na prática, um rompimento do exclusivo comercial. Podemos citar, ainda, a assinatura do Alvará de 1808, que concedia a autorização à produção manufatureira no Brasil; e, em 1815, a elevação do Brasil à condição de Reino Unido à Portugal e Algarves, com a subsequente elevação do Rio de Janeiro à condição de capital do Império Português. Essa conjuntura já renegava o Brasil a uma condição colonial, tanto que o grito da independência em 1822 foi uma consequência dessa conjuntura. Portanto, a alternativa que melhor se enquadra é a E, visto que o Brasil não mais estaria sujeito à soberania Portuguesa, ainda que tivesse um rei português.

OBS.: a alternativa A poderia gerar dúvida, mas considera-se que a Independência não significou um rompimento definitivo com a economia europeia - ao contrário, pois o Brasil independente continuaria comercializando com países europeus, sobretudo, com a Inglaterra.

respondido por: edilenevalfrido
7

Resposta:

a resposta correta e a letra ( e )

Perguntas similares