• Matéria: História
  • Autor: daniazul6761
  • Perguntado 8 anos atrás

As caravanas do Sudão ou do Niger trazem regularmente a Marrocos, a Tunes, sobretudo aos Montes da Barca ou ao Cairo, milhares de escravos negros arrancados aos países da África tropical(...)os mercadores mouros organizam terríveis razias, que despovoaram regiões inteiras do interior. Este tráfico muçulmano dos negros de África, prosseguindo durante séculos e em certos casos até os mais recentes, desempenhou sem dúvida um papel primordial no despovoamento antigo da África. (Jacques Heers,O trabalho na Idade Média.) O texto descreve um episódio da história dos muçulmanos na Idade Média, quando (A) Maomé começou a pregar a Guerra Santa no Cairo como condição para a expansão da religião de Alá, que garantia aos guerreiros uma vida celestial de pura espiritualidade. (B) atuaram no tráfico de escravos negros, dominaram a África do Norte, atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica. (C) a expansão árabe foi propiciada pelos lucros do comércio de escravos, que visava abastecer com mão-de-obra negra as regiões da Península Ibérica. (D) os reinos árabes floresceram no sul do continente africano, nas regiões de florestas tropicais, berço do mono- teísmo islâmico. (E) os árabes ultrapassaram os Pirineus e mantiveram o domínio sobre o reino Franco, até o final da Idade Média ocidental.

Respostas

respondido por: BiaBomfim
19
Olá,

Ao analisar esta questão podemos perceber que são necessários conhecimentos sobre o desenvolvimento e história oriental e ciclo de expansão da escravização.

Neste caso temos dois fatos importantes no trecho citado, sendo o primeiro a posição geográfica que facilitava o tráfico de escravos e o segundo é a Invasão da Península Ibérica (Conquista Árabe ou Expansão Árabe).

Logo a alternativa correta é:

 (B) atuaram no tráfico de escravos negros, dominaram a África do Norte, atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares