Considerando o papel do mármore na construção civil, é de suma importância conhecer a resistência desse material frente a desgastes provenientes de ataques de ácidos de uso doméstico. Em estudos de reatividade química foram realizados testes sobre a dissolução do mármore (carbonato de cálcio) utilizando ácidos acético e clorídrico. As concentrações e os volumes utilizados dos ácidos em todos os experimentos foram iguais a 6 M e 15 mL, respectivamente, assim como a massa de mármore foi sempre igual a 1 g, variando-se a temperatura de reação e o estado de agregação do mármore, conforme a tabela a seguir: Com relação aos experimentos, pode-se afirmar que (A) os experimentos 5 e 6 apresentam a mesma velocidade de dissolução do mármore porque a superfície de contato de um sólido não afeta a velocidade de uma reação química. (B) o experimento 1 ocorre mais lentamente que o 2, porque quanto maior for a temperatura, menor será a velocidade de uma reação química. (C) o experimento 1 ocorre mais rapidamente que o 4, porque a concentração de íons H+ em 1 é maior que no experimento 4. (D) o experimento 4 ocorre mais lentamente que o 5, porque quanto maior for a temperatura, menor será a probabilidade de ocorrer colisões efetivas entre os íons dos reagentes. (E) o experimento 3 ocorre mais lentamente que o 6, porque quanto maior for a concentração dos reagentes, maior será a velocidade de uma reação química. Uma das etapas finais do tratamento da água envolve o bofbulha- mento de cloro no efluente para desinfecção. A substância cloro é encontrada como um gás amarelo-esverdeado a 25 °C e 1 atm. Pequenas quantidades deste gás podem ser geradas em laboratório de acordo com o experimento ilustrado:
Respostas
Alternativa C
O ácido cloridrico ( HCl ) é um ácido forte, já o acetico ( CH3COOH ) é um ácido fraco, ou seja a concentração de íons H⁺ de HCl será maior , portanto afeta a velocidade da reação , quanto maior concentração mais rápido a reação é processada!
espero ter ajudado!
Resposta:
C
Explicação:
a) Falsa, pois maior superfície de contato, maior possibilidade de choques efetivos e, assim, favorecer o sentido direto da reação. Logo, quanto maior a superfície de contato, maior a velocidade. b) Falsa, pois maior temperatura resulta em maior velocidade. Ex: sonrisal na água quente se dissolve mais rápido que na água gelada, foca nisso e leva para o dia da prova. c) Verdadeira, maior concentração de íons favorece o sentido direto. d) Falso, mesmo caso do sonrisal: maior temperatura, mais energia, mais choques ou colisões efetivas. e) Falso, atentar para a notação científica e sinal da potência. Se estiver negativa e quanto maior o número, menor será. Logo, 3 maior que 6 e, como disse antes, maior quantidade de íons favorece o sentido direto. (R forma P).