GENTE ME AJUDEM POR FAVOR
LEIA O TEXTO PARA QUESTÕES 2 A 4
2)APESAR DO PARALELISMO ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA ESTROFE (AMBAS SE INICIAM DE FORMA SEMELHANTE:A LINGUAGEM /NA PONTA DA LÍNGUA E A LINGUAGEM /NA SUPERFÍCIE ESTRELADA ELAS SE OPÕEM . EXPLIQUE ESSA OPOSIÇÃO .COMO ESSES DOIS CONCEITOS DE LINGUAGEM SÃO RECUPERADOS NO DESENVOLVIMENTO DO POEMA?
3)O AUTOR ESCOLHEU O ADJETIVO ESQUIPATICAS QUE SIGNIFICA ESQUISITAS EXTRAVAGANTES PARA CARACTERIZAR AS FIGURAS DE GRAMATICA. POR QUE O AUTOR TERIA PREFEITO ESQUIPATICAS A OUTRO ADJETIVO MAIS COMUM?
4)NO POEMA O EU POEMATICO CONCLUI QUE O PORTUGUES SÃO DOIS O OUTRO MISTÉRIO.NO CONTEXTO DO POEMA QUAL É O OUTRO PORTUGUÊS?
Anexos:
Respostas
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Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:
2. A oposição da linguagem mencionada nas duas primeiras estrofes é criada na descrição de cada uma delas: enquanto na primeira estrofe o eu lírico fala da língua portuguesa falada, informal, na segunda ele se refere à norma culta do português. Estas imagens são desenvolvidas nas estrofes seguintes ao passo que o eu lírico fala das aulas de português e de sua vida prática.
3. Primeiro, por uma questão estética: "gramática" e "esquipática" rimam. Segundo, por uma questão poética: um adjetivo mais comum não contribuiria para a construção do sentido de que a norma culta é mais rebuscada.
4. o "outro" português seria o português da norma culta, em oposição ao português informal, falado.
2. A oposição da linguagem mencionada nas duas primeiras estrofes é criada na descrição de cada uma delas: enquanto na primeira estrofe o eu lírico fala da língua portuguesa falada, informal, na segunda ele se refere à norma culta do português. Estas imagens são desenvolvidas nas estrofes seguintes ao passo que o eu lírico fala das aulas de português e de sua vida prática.
3. Primeiro, por uma questão estética: "gramática" e "esquipática" rimam. Segundo, por uma questão poética: um adjetivo mais comum não contribuiria para a construção do sentido de que a norma culta é mais rebuscada.
4. o "outro" português seria o português da norma culta, em oposição ao português informal, falado.
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