• Matéria: Geografia
  • Autor: MilesPrower
  • Perguntado 8 anos atrás

Que relações podem ser estabelecidas entre o fim da Segunda Guerra, a Guerra Fria, a construção de bombas nucleares pelas nações e a atual ameaça mundial gerada pela Coreia do Norte com seu potencial armamentista?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
49
O término da Segunda Guerra gerou a bipolarização entre EUA e URSS, opondo as duas potências. Com o fim da guerra a tecnologia nuclear foi proliferada entre os países vencedores, que passaram a produzir armamentos de tal porte com o objetivo de demonstrar poderio militar.
Ao criarem áreas de influência ao redor do mundo as duas potências passaram a ceder a tecnologia para países aliados, pois possuir uma ogiva nuclear significaria poder atacar extensas áreas a longas distâncias (e quanto mais países a seu comando tivessem mais áreas poderiam ser atingidas), e poder barganhar a partir disso.
A Coreia do Norte passou a sofrer com sanções desde a sua separação do Sul, ao adotar um regime próximo da URSS sofreu com o fim desta, e passou a ter como principal aliada a China. Seu nacionalismo e militarismo extremos criaram um ideal revanchista, principalmente contra os EUA (sempre é), então a Coreia do Norte passou a centrar seus esforços em armas de destruição em massa, como armas nucleares, e além disso em mecanismos capazes de alcançar o território norte americano, podendo assim barganhar, retirar sanções e impor medo.
A questão é quando isso acontecerá (a conquista de uma arma capaz disso tudo) e qual será a reação dos demais países, inclusive a China. Já que uma resposta poderia desencadear uma crise geopolítica gravíssima, e quem sabe um conflito com consequências terríveis.

:)
respondido por: Diehgo
35
Em um contexto histórico imediatamente após o fim da Segunda Guerra Mundial, inicia-se a chamada Guerra Fria, que foi um conflito não armado entre duas potências econômicas (EUA e URSS) de sistemas de produção distintos (capitalismo e socialismo) que lutam por estabelecer a hegemonia do seu respectivo sistema de produção no mundo, em corridas sobre quem é o melhor ou o primeiro - quer seja na corrida espacial, corrida econômica, corrida social etc.

A Guerra Fria causou parte da separação das Coreias, onde a Coreia do Norte ficou sob o regime socialista da URSS e da China, enquanto a parte Sul ficou sob o regime capitalista dos Estados Unidos da América. 

No cenário coreano dividido entre as duas potências, entra uma das corridas pelo qual as potências lutavam para ser a melhor, dentre outras: a corrida nuclear. Durante esse período, ambas desenvolveram tecnologia nuclear até que os Estados Unidos concordou em assinar o Tratado de Não Armamento Nuclear, o que impactou também a Coreia do Sul. 

Entretanto, a Coreia do Norte foi na contramão e não desistiu do seu arsenal nuclear de guerra, até hoje, quando Estados Unidos e a Coreia do Norte voltam a trocar farpas de um ressentimento guardado desde a Guerra Fria, representando uma ameaça mundial devido seu potencial de destruição - se as duas nações resolverem guerrear. 
Perguntas similares