Respostas
TRANSCRIÇÃO:
A molécula de RNA mensageiro é sintetizada a partir de um DNA molde. Uma das fitas do DNA é chamada de sense (5’ 3’), com sentido, ela tem o gene na ordem correta. A grande maioria dos genes inicia com um códon característico: ATG. Desse códon em diante está o gene. O término é UAA, UGA ou UAG.
Na hora da transcrição apenas uma das fitas é utilizada como molde, que á a anti-sense (3’ 5’). Pois quando o RNA for transcrito utilizando esta como molde, ficará igual a fita com os genes no sentido correto.
A molécula que produz o mRNA é a RNA polimerase.
O RNA produzido pode ter íntrons e éxons, que são regiões que devem ser retiradas. Os íntrons são regiões de intercalação, estão entre os éxons e serão eliminados posteriormente. E o éxon é a parte do gene que vai ser transcrito em RNA e que vai virar uma proteína.
Então existe uma etapa chamada de processamento pra gerar o RNA mensageiro.
A transcrição ocorre no núcleo da célula.
O RNA mensageiro (mRNA) transcrito vai para o citoplasma.
TRADUÇÃO:
Esta etapa de tradução é intermediada pelo ribossomo. O ribossomo desliza pelo mRNA, reconhece trincas, que correspondem a um aminoácido. O aminoácido é trazido pelo RNA transportador, e é adicionado na cadeia que o ribossomo está sintetizando .
Um RNA pode ser
traduzido por vários ribossomos. Várias proteínas produzidas a partir de uma
única fita de RNA, para haver economia de energia.
O mRNA fica pronto no núcleo da célula (transcrição), é enviado para o citoplasma, onde pode ser lido por ribossomos livres ou por ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso (tradução), que empacota as proteínas para serem levadas para fora da célula. Proteínas que vão ficar dentro da célula são traduzidas por ribossomos livres.