Respostas
.
4. Insira as tecnologias na sala de aula.
<
6. Estimule os feedbacks sobre as aulasObter um feedback dos alunos é um recurso muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer uma análise mais profunda sobre o seu trabalho. Assim, o profissional pode observar a qualidade da assimilação do conteúdo e perceber a dificuldade particular de cada estudante.
Com essa prática, o professor fica mais próximo ao educando, tornando-se sensível e aberto às necessidades e dificuldades de cada um. Dessa forma, ele também pode intervir nas didáticas de ensino para adaptar o material didático ou o planejamento da aula, a fim de melhorar a assimilação do conteúdo pela turma.
6. Aplique o método do relatoCrie uma história — pode ser até uma história infantil — ligando todos os elementos que serão memorizados. Por exemplo, você pode explicar como aconteceu a Segunda Guerra Mundial, dando nomes aos personagens e lugares para a criação de imagens mentais ao longo da história.
Os alunos gostam deste método porque é natural e similar a uma conversação. Eles não percebem que estão aprendendo!
7. Fortaleça o relacionamento entre os alunosPara criar um ambiente escolar com o qual os alunos se identifiquem, é preciso que a escola, junto aos professores, insira atividades que ampliem o autoconhecimento da criança/adolescente. Por isso, oferecer atividades extracurriculares, como atividades artísticas, grupos de debate, atividades culturais, cursos, oficinas e práticas esportivas é muito importante. Esses exercícios não só proporcionam a socialização entre os alunos, como ajudam os jovens na construção do autoconhecimento!
8. Crie paródias para otimizar o aprendizado dos alunosInventar uma paródia de uma canção famosa para ensinar um assunto de história, por exemplo, pode ser uma maneira simples e natural de transmitir o conhecimento, além de tornar a aula mais dinâmica, participativa e interessante. Muitos alunos aprendem mais rapidamente dessa forma, pois a música é uma excelente ferramenta, que aumenta a retenção do conhecimento e envolve o aluno com o assunto. No entanto, aulas assim devem ser cuidadosamente planejadas para apoiar o objetivo principal da matéria — e não para se distrair dele.
9. Invista na atualização dos professoresA educação precisa acompanhar as mudanças e os avanços da sociedade, por isso, invista na sua formação como professor. Invista em cursos que possam deixá-lo atualizado na sua área de atuação e também em cursos que apresentam novos métodos de ensino para levar aos alunos o que há de mais recente.
Atente-se também para várias questões que acontecem na escola, no dia a dia do aluno, e que não podem ser ignoradas como: bullying, racismo e transtornos de deficit de atenção. Todas essas questões reforçam como é necessário que o professor esteja bem preparado e atualizado para que os estudantes tenham o suporte necessário para as suas necessidades.