• Matéria: Português
  • Autor: FABRICIOSEMLIMITE
  • Perguntado 8 anos atrás

GENTE ME AJUDEM POR FAVOR LEIA O TEXTO ABAIXO

1)O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER E PARTE PARA DE UMA MATÉRIA DO BOLETIM DE UMA EDITORA QUE ALTERNA TEXTO DA JORNALISTA COM FALAS DA PROFESSORA COMO ESSAS FALAS SÃO MARCADAS NO TEXTO TANTO NO ASPECTO GRÁFICO COMO NO GRAMATICAL EM RELAÇÃO AO EMPREGO DOS VERBOS NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS?

2)RELENDO O TEXTO COM ATENÇÃO E POSSÍVEL PERCEBER OUTRAS FALAS DA PROFESSORA QUE NÃO ESTÃO MARCADAS GRAFICAMENTE INDENTIFIQUE PELO MENOS UMA PASSAGEM QUE ISSO OCORRE.

3)UMA FALA MARCADA PRODUZ O MESMO EFEITO DE UMA FALA NÃO MARCADAS GRAFICAMENTE?COMENTE

4)QUE ASPECTOS DA GRAMATICA TRADICIONALMENTE ENSINADA NAS ESCOLAS A PROFESSORA CRITICA?

5)QUAL É A DEFENISAO DE GRAMATICA QUE A PROFESSORA APRESENTA?

6)QUE TIPO DE CONHECIMENTO GRAMATICAL A PROFESSORA GOSTARIA QUE OS ALUNOS TIVESSEM,

Anexos:

Respostas

respondido por: anapbertho
69
Olá

1. As falas da professora são marcadas por aspas e, sendo uma citação, os verbos estão em primeira pessoa do singular. A mescla da "voz do narrador- jornalista" e da professora faz com que o texto tenha um diálogo interno.

2. Por exemplo, a passagem " (...) Para a professora aposentada da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP em Araraquara, gramática é algo fascinante, é a vida da língua".

3. Não. A fala marcada passa ao leitor a ideia de ter contato direto com as ideias do entrevistado. Quando a fala não é marcada, parece que não é o entrevistado falando, mas sim o narrador (por ela).

4. A definição de gramática dada pela professora é aquilo que arranja e arquiteta a profução de sentidos. É a língua no seu funcionamento. 

5. A professora gostaria que os estudantes mergulhassem no verdadeiro significado da gramática, entendendo como as palavras, entre si, criam um sentido ou outro para um texto.

Bons estudos! 
Perguntas similares