A campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada “Diretas Já!”, (A) tentava garantir que o primeiro presidente pós-regime militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colégio Eleitoral. (B) defendia a continuidade dos militares no poder, desde que fossem escolhidos pelo voto direto dos brasileiros. (C) foi a primeira mobilização pública de membros da sociedade civil brasileira desde o golpe militar de 1964. (D) reuniu diferentes partidos políticos em torno da aprovação de emenda constitucional que reintroduzia o voto direto para presidente. (E) teve sucesso, pois contou com apoio oficial da Igreja Católica, dos sindicatos, das forças armadas e do partido situacionista.
Respostas
A alternativa correta é a D.
O movimento das Diretas Já foi apoiado por todas as partes da sociedade civil e tinha como objetivo a retomada das eleições diretas para Presidente da República e o fim do regime militar, que estava no poder desde 1964. Diversas manifestações ocorreram durante os anos da ditadura, mas nunca com tantos adeptos e força política. Não houve apoio das forças armadas, visto que seus representantes que encontravam-se no poder. Por isso, a alternativa D é a correta.
Espero ter ajudado!
A é falsa. Tentava, ao contrário, fazer com que houvesse eleições diretas, pelo voto popular, e não por meio do Congresso.
B é falsa. Era crítica da ditadura militar, defendendo que representantes da sociedade civil, a serem escolhidos por meio do voto direto, governassem o país.
C é falsa. Antes disto houve uma série de greves gerais, organizações sindicais e movimentos contestatórios, muitas vezes duramente reprimidos.
D é verdadeira, de modo a transicionar mais rapidamente do modelo ditatorial para o modelo republicano. Não foram, contudo, vencedores, e o primeiro presidente pós-ditadura foi escolhido por meio do voto indireto.
E é falsa, já que as forças armadas e os situacionistas eram contrários ao movimento.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/4175834