• Matéria: Geografia
  • Autor: Geovannaloxegih6235
  • Perguntado 8 anos atrás

No Rio de Janeiro, é recuperada, desde o início deste mês, uma das mais importantes obras de arte do Brasil. Os painéis Guerra e Paz, do pintor Cândido Portinari, são compostos de duas imensas pinturas a óleo sobre madeira compensada que totalizam 280 metros quadrados. Finalizadas em 1956, as pinturas foram doadas no ano seguinte à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, para que o mundo apreciasse o significado da paz, segundo o compreendia o artista. No local, é possível observar também objetos pessoais do pintor, seus pincéis, óculos, blocos de rascunhos, cartas e documentos. Essas foram ferramentas utilizadas por Portinari para representar seu engajamento na luta mundial pela pacificação entre as nações. Guerra e Paz é fruto de um século massacrado por dois conflitos mundiais. (Carta Capital, 23.02.2011. Adaptado.) Essas pinturas foram finalizadas e doadas à ONU durante (A) o governo de Getúlio Vargas. (B) a Semana de Arte Moderna. (C) o governo de Juscelino Kubitschek. (D) o final da Guerra Fria. (E) o governo de Eurico Gaspar Dutra.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
2
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra C.


Isto pode ser explicado porque, a pintura do painel mencionado na questão, começou a ser feito ainda no ano de 1952, e neste período o Brasil ainda estava sendo governado pelo presidente Getúlio Vargas.



Porém, a obra Guerra e Paz, de Portinari, só terminou no ano de 1956, e nesta época, o presidente já não era mais Getúlio Vargas, mas sim, sob o comando de Juscelino Kubitschek.


Algumas alternativas podem ser eliminadas logo de cara, como por exemplo, a que retrata a Semana de Arte Moderna, que aconteceu no ano de 1922, ano em que a pintura nem tinha sido realizada.



Espero ter ajudado!


Perguntas similares