• Matéria: Filosofia
  • Autor: silvacat7222
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o trecho da entrevista com um ex-presidente dos Estados Unidos. Veja - Lucro rima com ONG? Bill Clinton - Sim. Queremos que os investidores tenham lucro. Não existe incompatibilidade. Sem lucro, as operações de microcrédito tendem a não ser sustentáveis. É preciso, porém, que a busca do lucro seja alinhada a objetivos sociais.(...)No nosso caso, recebemos 20 milhões de dólares do milionário mexicano Carlos Slim e do não menos rico Frank Giustra, do Canadá, para emprestar a pequenos empreendedores do Haiti. Eles vão ter lucro nessas operações, mas já se comprometeram a reinvesti-lo nos mesmos moldes. (Veja,22.06.2011. Adaptado.) Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento econômico expresso no texto. (A) O pensamento do ex-presidente reflete concepções próprias de uma economia socialista, caracterizada por forte intervenção e planificação por parte do Estado. (B) Para o ex-presidente, os problemas sociais devem ser resolvidos pelos próprios países, sem o apoio de ajudas externas. (C) Na concepção do ex-presidente, organizações não-gover- namentais devem ser entidades sem fins lucrativos. (D) O ex-presidente defende princípios não liberais na área econômica. (E) Para Bill Clinton, os problemas sociais podem ser resolvidos no interior da lógica da economia capitalista.

Respostas

respondido por: michaeldasilva1
2
Olá,

Alternativa E), uma vez que o ex presidente defende que os objetivos sociais devem se alinhar ao capitalismo. Um pensamento liberal.

Abraços
respondido por: makmorales
7
Olá,

Alternativa correta: E) Para Bill Clinton, os problemas sociais podem ser resolvidos no interior da lógica da economia capitalista.


É preciso prestar muita atenção no texto, na visão que nele se insere, assim como todas as suas informações - e não menos importante, leia com muita atenção o que pede a pergunta do enunciado. E com base nisso, consideramos que o texto deixa claro que a própria lógica capitalista pode superar os problemas sociais existentes.

Isso, na prática, se faz por meio de iniciativas do terceiro setor (instituições filantrópicas, ONGS), que funcionam como um filtro das desigualdades existentes no capitalismo. Além disso, vale dizer que a desigualdade social existe em qualquer sistema de governo.

A lógica capitalista se enquadra até mesmo nas ONGs, pois sem recursos o suficiente e caixa positivo, nenhuma entidade é capaz de promover ações sociais, já que elas também possuem um custo.

Assim, tal lógica se mantém, o que muda, é o objetivo de tal lucro pretendido. Pode-se desenvolver países e promover a igualdade através do investimento, como no caso do Haiti, citado pelo ex-presidente.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares