• Matéria: Química
  • Autor: lorranyMoraes5776
  • Perguntado 8 anos atrás

Compostos de crômio têm aplicação em muitos processos industriais, como, por exemplo, o tratamento de couro em curtumes e a fabricação de tintas e pigmentos. Os resíduos provenientes desses usos industriais contêm, em geral, misturas de íons cromato (CrO42-), dicromato e crômio, que não devem ser descartados no ambiente, por causarem impactos significativos. Sabendo que no ânion dicromato o número de oxidação do crômio é o mesmo que no ânion cromato, e que é igual à metade desse valor no cátion crômio, as representações químicas que correspondem aos íons de dicromato e crômio são, correta e respectivamente, (A) Cr2O5 2- e Cr 4+. (B) Cr2O9 2- e Cr 4+. (C) Cr2O9 2- e Cr 3+. (D) Cr2O7 2- e Cr 3+. (E) Cr2O5 2- e Cr 2+.

Anexos:

Respostas

respondido por: rodrigosr12
39
  Olá! Para resolver essa questão, devemos achar o valor do Nox do crômio no ânion cromato , CrO4²+.

   Como regra geral, sabemos que o oxigênio apresenta Nox -2. Como existem no ânion 4 moléculas de O, podemos afirmar que seu Nox total é de -8. Como o ânion inteiro possui carga de -2, restam apenas -6 para serem neutralizados pelo crômio. Dessa forma, o Nox do crômio no cromato é de +6.

   Como foi dito que no ânion dicromato o crômio possui o mesmo valor de oxidação, podemos afirmar que ele possui Nox +6 também. Também foi dito que o íon crômio apresenta metade da carga que o crômio apresenta no dicromato. Logo, o íon crômio apresenta Nox +3.

   Dessa forma, podemos afirmar que a alternativa D é a correta. No Cr²O7 ²- temos uma carga total de O de -14. Como a carga geral do cátion é -2, restam -12 de carga para duas moléculas de crômio neutralizarem. Logo, 12 dividido por 2 dá Nox +6, assim como era esperado.

  

Perguntas similares