• Matéria: Física
  • Autor: reynaldopley8461
  • Perguntado 8 anos atrás

Determinada massa de água deve ser aquecida com o calor dissipado por uma associação de resistores ligada nos pontos A e B do esquema mostrado na figura. U Para isso, dois resistores ôhmicos de mesma resistência R podem ser associados e ligados aos pontos A e B. Uma ddp constante U, criada por um gerador ideal entre os pontos A e B, é a mesma para ambas as associações dos resistores, em série ou em paralelo. Considere que todo calor dissipado pelos resistores seja absorvido pela água e que, se os resistores forem associados em série, o aquecimento pretendido será conseguido em 1 minuto. Dessa forma, se for utilizada a associação em paralelo, o mesmo aquecimento será conseguido num intervalo de tempo, em segundos, igual a (A) 30 (B) 20 (C) 10 (D) 45 (E) 15

Anexos:

Respostas

respondido por: Pefix
12
Bom Dia

Primeiramente temos que saber que calor dissipado e potencia são a mesma coisa, então vamos calcular a relação que existe entra as potencias dos dois circuitos:

como o valor da tensão e o valor de cada resistor é igual nos dois caso, iremos usar 1 tanto pra tensão como o valor da resistência, para facilitar.

Circuito em série:

P = i * E

p= potencia
i=corrente
e= tensão

i= E / R

r=resistência equivalente 

i=1 / 2 = 0,5 A

P= 0,5 *1 = 0,5 W

circuito em paralelo:

P = i* E

i=1/0,5 = 2 A

P = 2* 1 = 2 W

A relação entre as potencias é de 1/4 , pois, 0,5 / 2 = 1/4

Se em série leva 1 minuto, 1/4 de 1 minuto = 15 segundos, alternativa E.
Perguntas similares