• Matéria: Filosofia
  • Autor: Roshy002
  • Perguntado 8 anos atrás

Os filósofos são sujeitos inquietos, são descontentes com as obviedades do cotidiano. Estão sempre na busca por um distanciamento do óbvio na buscando aprofundar os debates sobre os fatos, assim, os grandes filósofos e/ou doutrinas filosóficas, surgem, em geral, nos momentos de grandes transformações sociais, políticas e econômicas de um povo. Foi assim com a civilização ateniense no seu auge; com o renascimento e as revoluções burguesas e com os Estados Unidos da América. Por essa lógica, “um povo que não tem um grande filósofo ou corrente filosófica não é autor de sua própria história, mas simplesmente imitador da história de outros povos ou culturas”. Assim, como podemos debater a situação do povo brasileiro sem formar filósofos de relevância universal, sem uma doutrina filosófica com relevância universalizada em toda sua história? 

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
15
Olá!

A situação do povo brasileiro é algo relacionado diretamente a sua cultura. O estudo da filosofia tem como principal objetivo alcançar a verdade. A solução para o povo brasileiro não está diretamente no exercício da democracia, está na busca da verdade.

Antes de qualquer opinião política, o cidadão brasileiro deveria estudar e informar-se com a filosofia para então entender o que está acontecendo com o país. Somente assim o povo brasileiro poderá diminuir os problemas do cotidiano.

Abraços!
Perguntas similares