• Matéria: Química
  • Autor: laiseamanda8285
  • Perguntado 8 anos atrás

O isótopo radioativo Sr-90 não existe na natureza, sua formação ocorre principalmente em virtude da desintegração do Br-90 resultante do processo de fissão do urânio e do plutônio em reatores nucleares ou em explosões de bombas atômicas. Observe a série radioativa, a partir do Br-90, até a formação do Sr-90: A análise dos dados exibidos nessa série permite concluir que, nesse processo de desintegração, são emitidas (A) partículas alfa. (B) partículas alfa e partículas beta. (C) apenas radiações gama. (D) partículas alfa e nêutrons. (E) partículas beta.

Anexos:

Respostas

respondido por: camilafortes13
50
Olá!! 

ALTERNATIVA CORRETA LETRA E. 

Se observarmos bem a série radioativa que nos foi fornecida todos os elementos têm o mesmo número de massa, porém a cada desintegração o número atômico acaba que aumentando em uma unidade, sedo esse processo bem característico de partículas beta, sendo isto denominado de decaimento beta.

Esse tipo de decaimento beta é largamente utilizado na medicina, como para tratamento de câncer e alguns tipos de diagnósticos.

A desintegração ou decaimento beta é um processo que ocorre no qual um núcleo instável se transforma em outro núcleo a partir da emissão de partículas beta.

Espero ter ajudado! 
Perguntas similares