• Matéria: Português
  • Autor: karinamincon3850
  • Perguntado 8 anos atrás

As questões de 01 a 05 tomam por base uma modinha de Domingos Caldas Barbosa (1740-1800). Protestos a Arminda Conheço muitas pastoras Que beleza e graça têm, Mas é uma só que eu amo Só Arminda e mais ninguém. Revolvam meu coração Procurem meu peito bem, Verão estar dentro dele Só Arminda e mais ninguém. De tantas, quantas belezas Os meus ternos olhos veem, Nenhuma outra me agrada Só Arminda e mais ninguém. Estes suspiros que eu solto Vão buscar meu doce bem, É causa dos meus suspiros Só Arminda e mais ninguém. Os segredos de meu peito Guardá-los nele convém, Guardá-los aonde os veja Só Arminda e mais ninguém. Não cuidem que a mim me importa Parecer às outras bem, Basta que de mim se agrade Só Arminda e mais ninguém. Não me alegra, ou me desgosta Doutra o mimo, ou o desdém, Satisfaz-me e me contenta Só Arminda e mais ninguém. Cantem os outros pastores Outras pastoras também, Que eu canto e cantarei sempre Só Arminda e mais ninguém. (Viola de Lereno, 1980.) Além de outras características, a presença de dois vocábulos contribui para identificar o aspecto neoclássico desta modinha, a saber: (A) “alegra” e “desgosta”. (B) “mimo” e “desdém”. (C) “suspiros” e “segredos”. (D) “canto” e “cantarei”. (E) “pastores” e “pastoras”.

Anexos:

Respostas

respondido por: kacauchan
10
Olá!!

A resposta correta é a de letra  (E) “pastores” e “pastoras”.

Como podemos analisar a partir do texto, as palavras que mais fazem alusão a época para podermos identificar o aspecto neoclássico seria 'pastores e pastoras'.

Pois esses termos nos encaminham para uma era de poesia muito comum no século XVIII. Com características do campo e o bucolismo que seria o método de vida das pessoas que estão postas nas áreas rurais.

Assim sendo uma poesia bem árcade mesmo que nos traz para uma paisagem mais natural.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares