• Matéria: Geografia
  • Autor: Nataliacastro8511
  • Perguntado 8 anos atrás

Analise o trecho da canção “Tempo rei”, de Gilberto Gil. Não me iludo Tudo permanecerá do jeito que tem sido Transcorrendo Transformando Tempo e espaço navegando todos os sentidos Pães de Açúcar Corcovados Fustigados pela chuva e pelo eterno vento Água mole Pedra dura Tanto bate que não restará nem pensamento Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei Transformai as velhas formas do viver (www.gilbertogil.com.br) O trecho faz alusão direta a dois processos geomorfológicos: (A) meteorização e subsidência. (B) assoreamento e fraturamento. (C) erosão e esculpimento. (D) lixiviação e escarpamento. (E) abrasão e soerguimento. Analise a imagem de satélite meteorológico e os mapas de precipitação, pressão atmosférica e umidade relativa do ar no território brasileiro, captados às 12 horas do dia 27 de outubro de 2010, para responder às questões 44 e 45.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
70
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que:



A. Alternativa incorreta, uma vez que, na música de Gilberto Gil, não conseguimos identificar os fenômenos citados. Portanto, está errada.


B. Também está incorreta, em nenhum momento da letra é possível identificar os fenômenos de fraturamento e assoreamento. 

C. Alternativa correta. Na canção de Gilberto Gil conseguimos perceber que o mesmo fala sobre esse processo que nada mais é que provocado pela chuva, assim como o vento. O processo químico e físico, respectivamente. O trecho que apresenta isto é em "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".



D. Também está incorreta, em nenhum momento da letra é possível identificar os fenômenos de lixiviação e escarpamento.



B. Também está incorreta, em nenhum momento da letra é possível identificar os fenômenos de abrasão.


Portanto, a alternativa correta é a letra C.


Espero ter ajudado!


respondido por: mariaffernandes42
1

Resposta:

letra c) a correta

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares