Respostas
Resposta:
O conceito de "sociedade verdadeira" é muito subjetivo e depende do ponto de vista do indivíduo.
A verdade é que vivemos em uma sociedade de consumo e não há nada de errado nisso. Precisamos consumir para viver.
Explicação:
A primeira coisa que precisamos entender é que consumo é diferente de consumismo. Consumismo é o consumo em excesso, exagerado ou desregrado. Já o consumo é uma atividade fundamental em qualquer sociedade, pois consumimos para viver. Nós consumimos água para matar a sede, comida para matar a fome, roupas para nos proteger do clima, etc.
Esses são consumos básicos, fundamentais. Porém, atualmente, não vivemos apenas com as coisas "básicas". Para conviver em sociedade, muitas vezes precisamos nos adequar a certos "padrões sociais", e essa adequação envolve o consumo de algum produto ou serviço. Uma roupa, um corte de cabelo, um perfume, um sabonete, uma tatuagem, uma viagem... enfim, tudo aquilo que você precisa e não consegue produzir por conta própria e com seus próprios recursos.
Nós não vamos com roupas de praia para um casamento e nem ao casamento com roupas de praia, não é mesmo? Se você vai ao casamento, provavelmente você irá se vestir de forma apropriada para esse evento social, onde já existe um determinado padrão de comportamento e vestimentas, etc. E não importa se é mais sofisticado ou mais simples, conservador ou inovador mas, de alguma forma, as pessoas querem se integrar a esse grupo da forma mais adequada possível e essa adequação vai passar pelo consumo de algum produto ou serviço.
Todos nós dependemos de outras pessoas para realizar algo, até mesmo coisas simples, como tomar água, por exemplo. Pergunta: Você vai até a nascente do rio para pegar água e depois ferve antes de beber, ou apenas abre a torneira da sua pia e ela já vem tratada através de um complexo sistema de redes e tratamentos? Se a resposta foi abrir a torneira, você está exercendo uma forma de consumo de serviços pela qual você paga.
A partir dessa ideia, você precisa lembrar que existem uma gama enorme de serviços da qual dependemos, como médicos, dentistas, advogados, coletores de lixo, agricultores e por aí vai. Sem consumir os produtos ou serviços desse pessoal, você terá dificuldades para sobreviver.
A grande discussão que envolve o consumo é: O que é fundamental no consumo e o que é supérfluo? Qual é o limite para o consumo e o que podemos fazer para diminuir os danos causado pelo consumismo?
Mas aí são outras perguntas, não é mesmo? ;-)