• Matéria: Física
  • Autor: Therezacrystinna84
  • Perguntado 8 anos atrás

Porque foi necessário revisar os modelos atômicos do inicio do século 19

Respostas

respondido por: vchinchilla22
8
Olá deve lembrar que a  natureza atômica da matéria já foi defendida na Grécia antiga por Leucippus e Democritus, no século V aC. 


Não foi até o século XIX, quando o cientista inglês John Dalton, com base em seus próprios estudos e nas experiências anteriores de Lavoisier e Proust, entre outros, elaborou o primeiro modelo atômico (científico) da matéria, considerando que foi formado finalmente por partículas muito pequenas e indivisíveis, sem estrutura ou composição interna. O modelo atômico de Dalton baseia-se nos seguintes postulados:


A matéria é formada por pequenas partículas esféricas, indivisíveis e imutáveis, chamadas átomos.

- Todos os átomos do mesmo elemento são iguais e diferentes dos de outros elementos.

- Os elementos se combinam entre si em proporções constantes e simples para formar compostos.

- Nos processos químicos, os átomos não são destruídos ou alterados, são simplesmente reordenados formando diferentes compostos.


Então no final do século XIX, o físico inglês J. J. Thomson fez experimentos com os quais ele descobriu o elétron, o qual não só tornou possível a compreensão da natureza elétrica da matéria, mas também significava que a indivisibilidade do átomo  proposta na teoria Dalton tinha que ser reconsiderada.


Foi então que no final do século XIX, descobriu-se que o átomo é uma partícula divisível, uma vez que consiste em três partículas elementares, prótons, nêutrons e elétrons.


Depois de ser descoberto, Hantaro Nagaoka propõe uma teoria em que ele afirma que os elétrons giram em órbitas em torno de um corpo carregado positivamente. Os prótons foram descobertos exatamente como o núcleo do átomo em 1911 por Ernest Rutherford. O último a ser descoberto foram os nêutrons em 1933 por James Chadwick.


Atualmente, a natureza e o comportamento do átomo são explicados com sucesso pelo modelo mecânico-quântico, um dos pilares da física moderna, cujo desenvolvimento é uma das grandes realizações da ciência do século XX.

Perguntas similares