• Matéria: Geografia
  • Autor: Leiamiranda1654
  • Perguntado 8 anos atrás

Entre os problemas cruciais que continuam a desafiar as políticas de desenvolvimento social, a vulnerabilidade das famílias é um dos mais importantes. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) comprova que houve melhorias na média da qualidade de vida dos cidadãos em todos os Estados brasileiros, porém de forma heterogênea e desigual entre as regiões e estados do país. O índice de vulnerabilidade pontua o valor de 1 para as famílias vulneráveis e 0 para aquelas com situação oposta, ou seja, quanto menor o valor do indicador menos vulnerável se encontra o domicílio familiar. O mapa apresenta o índice atual da vulnerabilidade familiar e o quanto ele evoluiu, em percentagem, de 2000 a 2010, para cada estado. O quadro apresenta os índices de 2000 e 2010 das regiões brasileiras.
(FURTADO, Bernardo A. índice de vulnerabilidade das famílias (2000-2010): Resultados. Brasília: IPEA, 2013).

Considerando os dados apresentados no mapa e no quadro, escolha duas regiões e apresente duas razões que, do ponto de vista geográfico, explicam esses resultados

Anexos:

Respostas

respondido por: Pefix
62
Boa Tarde

Primeiro vamos analisar a região Nordeste, que dentre todas regiões foi a que menos melhorou nos últimos 10 anos, um dos principais motivos da região ainda não ser muito amigável com seus moradores é por causa de seu clima e condições geográficas, que por exemplo a falta de chuva ainda prejudica muito a região.

Já a região sudeste teve uma boa melhora, talvez por causa da industrialização que se encontra nessa área, muitas pessoas vem em busca de uma vida melhor, e com isso novos empreendimentos vão surgindo e moldando a cidade pra melhor.
Perguntas similares