• Matéria: Biologia
  • Autor: vandeson22
  • Perguntado 8 anos atrás

Os defensores da teoria heterótrofa se utilizam como principal argumento para refutar a teoria autorotrófica:

a.
( ) Que os autótrofos necessitariam de luz para sobreviver à incidência direta de raios ultravioleta, que não permitiriam sua sobrevivência.

b.
( ) Que os autótrofos, por serem todos dependentes de luz, necessitariam de clorofila, molécula muito complexa para estar disponível na “sopa nutritiva”.

c.
( ) Que os organismos autótrofos apresentam uma maquinaria enzimática muito complexa para que fosse o primeiro organismo a se originar.

d.
( ) Que os heterotróficos estão no topo da cadeia alimentar e não poderiam ter aparecido primeiro no Planeta.

e.
( ) Que os vestígios fósseis apontam para os heterotróficos como os primeiros organismos no Planeta.

Respostas

respondido por: pissurnof
7
Olá, tudo bem? A teoria heterotrófica é uma das hipóteses para o surgimento da vida no planeta Terra, defendendo que os organismos evoluíram a partir de substâncias inorgânicas, enquanto a teoria autotrófica sustenta que a vida surgiu de maneira espontânea.

Partindo dessa definição, compreendemos que a letra a está incorreta, uma vez que a hipótese autotrófica defende que o surgimento espontâneo da vida ocorreu nos assoalhos oceânicos, onde não há incidência de luz solar. Da mesma forma, a letra b também está incorreta, pois a produção de energia a partir de clorofila necessariamente precisa de luz solar para ocorrer.

a letra d apresenta uma pegadinha. Animais heterotróficos podem sim estar no topo da cadeia alimentar, mas isso não valia para o momento do surgimento da vida, onde simplesmente não poderia existir uma cadeia alimentar. Como eram seres muito primitivos, eles não possuíam uma constituição física para deixar rastros fósseis, o que invalida a letra e.

Dessa forma, vemos que a única opção que pode estar correta é a letra c.

Perguntas similares