Pontos marcantes das cidades da idade antiga na organização social e urbana:

Respostas

respondido por: makmorales
0
Olá,

Inicialmente, podemos classificar como um ponto importante da organização social e comercial das cidades antigas era a influência da religião sob as mesmas.

Os egípcios, por exemplo, possuíam uma sociedade inteiramente voltada para o culto ao divino, grandes construções e decisões eram tomadas em função da religião.

Outro aspecto importante era a segurança. As cidades antigas normalmente eram protegidas por muralhas, tendo campos agrícolas pelas redondezas. Quando uma ameaça surgisse, os cidadãos buscavam a proteção dos muros. Por conta disso, a engenharia e o comércio prosperava nas cidades.

A administração, normalmente, era centralizada na figura dos reis. O sucesso de muitas dessas cidades dependia exclusivamente da capacidade administrativa do rei e de seus subordinados.

Um dos segredos do sucesso dos romanos, por exemplo, foi a capacidade de criar vários cargos de gestão, o que permitia administrar territórios compostos por muitas cidades. As cidades possuíam um mesmo modelo referencial, tal como filiais ou mesmo franquias de uma matriz principal - contento, é claro, cada uma as suas peculiaridades.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares