Respostas
Relacione novos conceitos com outros já conhecidos, criando ligações criativas que serão fáceis de se lembrar. As palavras podem ser associadas por sua fonética ou significado. Por exemplo, se o aluno precisa memorizar o nome do escritor Machado de Assis, você pode lembrá-lo do instrumento com que se racha lenha.
2. Desenhe aranhasA técnica da aranha é muito parecida com a técnica do mapa mental, mas é ainda mais atrativa. O professor desenha no quadro o corpo de uma aranha, circulando o tema central e escrevendo nas pernas todas as palavras-chave necessárias para compreender o tema.
Cada ideia tem de ser expressa sinteticamente com uma ou duas palavras. Por ser extremamente visual, é muito fácil memorizar os conceitos. Por exemplo, se o tema central for o universo, você pode escrever os planetas, as estrelas, o sol e as constelações nas patas da aranha.
3. Estimule os questionamentosAprender a perguntar também faz parte do aprendizado e é tão importante quanto saber responder. Uma forma interessante para melhorar a aprendizagem é não entregar a resposta tão explicitamente para todas as perguntas que os alunos têm, mas dar-lhes pistas para que eles mesmos resolvam o problema. Isso estimula o estudante a pensar sobre o assunto e incentiva o desenvolvimento de novas ideias, pois ele terá que se esforçar para encontrar a resposta que tanto deseja.
4. Insira as tecnologias na sala de aulaCom o potencial da internet e a facilidade ao seu acesso por meio do smartphone, tablet e computador, a sala de aula não pode mais deixar essa ferramenta de fora. O professor pode ser um mediador valioso entre as informações disponibilizadas na internet e o aluno, auxiliando o educando a acessar informações confiáveis.
A utilização da tecnologia aproxima o aluno da escola, já que dessa forma, o contexto escolar está se apropriando das questões e meios que fazem parte do cotidiano da criança e/ou adolescente. Com isso, o profissional dá mais dinamismo e sentido ao que está sendo ensinado no ambiente escolar.
<Conheça os cadernos digitais inteligentes, uma maneira simples de tornar o aprendizado mais dinâmico e personalizado>
6. Estimule os feedbacks sobre as aulasObter um feedback dos alunos é um recurso muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer uma análise mais profunda sobre o seu trabalho. Assim, o profissional pode observar a qualidade da assimilação do conteúdo e perceber a dificuldade particular de cada estudante.
Com essa prática, o professor fica mais próximo ao educando, tornando-se sensível e aberto às necessidades e dificuldades de cada um. Dessa forma, ele também pode intervir nas didáticas de ensino para adaptar o material didático ou o planejamento da aula, a fim de melhorar a assimilação do conteúdo pela turma.
6. Aplique o método do relatoCrie uma história — pode ser até uma história infantil — ligando todos os elementos que serão memorizados. Por exemplo, você pode explicar como aconteceu a Segunda Guerra Mundial, dando nomes aos personagens e lugares para a criação de imagens mentais ao longo da história.
Os alunos gostam deste método porque é natural e similar a uma conversação. Eles não percebem que estão aprendendo!
7. Fortaleça o relacionamento entre os alunosPara criar um ambiente escolar com o qual os alunos se identifiquem, é preciso que a escola, junto aos professores, insira atividades que ampliem o autoconhecimento da criança/adolescente. Por isso, oferecer atividades extracurriculares, como atividades artísticas, grupos de debate, atividades culturais, cursos, oficinas e práticas esportivas é muito importante. Esses exercícios não só proporcionam a socialização entre os alunos, como ajudam os jovens na construção do autoconhecimento!
8. Crie paródias para otimizar o aprendizado dos alunosI
9. Invista na atualização dos professores