• Matéria: Física
  • Autor: RaizaSalvatore9940
  • Perguntado 8 anos atrás

Avalie os dois modos de se registrar por escrito, de forma conveniente, grandezas grandes ou muito pequenas. Em sua opinião, qual deles se adequa mais a literatura científica? Argumente, explanando o porque de sua escolha

Respostas

respondido por: mfreitasap1b86i
17
Olá,

Podemos escrever grandezas muito grandes e muito pequenas por meio de notação científica ou por meio do número em si com certa delimitação de casas decimais, utilizando-se do artifício do arredondamento.

No arredondamento, pode-se seguir regras diferentes de acordo com a literatura. No entanto, geralmente, quando o último número está entre 5 e 9, arredonda-se para o numeral acima de final zero. E se estiver entre 4 e 1, arredonda-se para o numeral abaixo de final zero.

Já a notação científica considera, geralmente, os numerais significativos do número e enquadra-o entre zero e dez. Tudo o que estiver antes ou depois da vírgula para enquadrar entre zero e dez fica representado no expoente do numeral dez. Sendo assim, se o número for muito pequeno, o expoente é negativo e se for grande, o expoente é positivo.

Por exemplo:

0,0009 = 9* 10^{-4} , cujo numeral significativo entre 0 e 10 está 4 casas à direita da vírgula.

1.000.000,00=1* 10^{6} , cujo numeral significativo entre 0 e 10 está 6 zeros à esquerda da vírgula.

Geralmente, o mais utilizado pela comunidade científica é a notação científica, em que é possível compreender o tamanho das grandezas e ter maior precisão.
Perguntas similares