Em 1995, emendas constitucionais de ordem econômica puseram fim nos monopólios de empresas estatais e abriram vários setores da infraestrutura ao capital privado sob o regime de concessão. A aprovação das emendas expressava o fato de que se havia formado um relativo consenso de opinião pública sobre a necessidade de atualizar o Estado e a economia do país à luz do que vinha acontecendo no mundo desenvolvido. Aprovadas as emendas constitucionais, tiveram início as privatizações de empresas estatais e concessões de serviços ao setor privado. (Boris Fausto. História do Brasil, 2015. Adaptado.) A prática econômica que fundamentou as medidas do governo brasileiro apresentadas no excerto denomina-se doutrina (A) neoliberal. (B) keynesiana. (C) neocolonial. (D) liberal. (E) mercantilista.
Respostas
A resposta correta para a sua questão é:
(A) neoliberal.
Os anos 90 foram marcadas por muitas transformações no território brasileiro, para começar a moeda alterada o que já foi um grande baque para a população brasileira, o governo que agora atuava tinha em mente um modelo muito mais liberal da formação do Estado.
Assim, o governo passa a privatizar mais os serviços e atrair indústrias internacionais abrindo também o comércio brasileiro, além também de ser capaz de terceirizar muitos dos serviços deixando-os de responsabilidade para empresas privadas, características de uma política neoliberal.
Resposta: letra (a)
Explicação: A doutrina neoliberal se caracteriza por um Estado pouco participativo e pouco interventor na economia do país. Essa ideia de Estado mínimo renasce nos anos 1970 como uma possível solução para a crise econômica mundial, consequência da elevação do preço do petróleo. O neoliberalismo justifica o Estado mínimo pela sua incapacidade e ineficiência de gerenciamento. As privatizações e concessões de serviços e empresas públicas se apresentam como solução para cortar custos do Estado e gerar renda. O Brasil passa a adotar essa política de desmonte do Estado nos anos 1990, seguindo a tendência mundial.
Vale lembrar que essa política neoliberal está longe de representar o único caminho. Muitos intelectuais e até economistas se declaram contra essa ideia de Estado pouco interventor, alegando a necessidade de um Estado mais atuante e defensor dos direitos da maioria da população.
Uma breve sobre o que é neoliberal: a partir da década de 1980, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal na economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e, ainda assim, num grau mínimo (minarquia).
Espero ter ajudado. Bons estudos!