Que exemplos de obras de arte na linguagem corporal, plástica e musical você apontaria para caracterizar a arte brasileira?
Respostas
Primeiramente temos que entender que como o Brasil foi um colônia nós temos uma variedade enorme de influencias de outras culturas que compõem a nossa própria.
Agora vamos ver exemplos sobre cada manifestação artística brasileira:
Linguagem Corporal: Nós podemos citar a grande Daiane dos Santos que foi representante do nosso país em varias competições pela Ginástica Rítmica.
Linguagem Musical: Nós temos grandes nomes como Caetano Veloso cantando a clássica MPB (Musica Popular Brasileira) e até mesmo o Legião Urbana que trazia musicas de cunho critico.
Linguagem Plástica: Aqui podemos falar sobre o grande Romero Britto que foi importantíssimo pintor, além de escultor e muito famoso internacionalmente.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
1. Linguagem Corporal: sobre este meio artístico, há os índios brasileiros. As tribos indígenas possuem culturas distintas da sociedade urbana. Suas características e crenças seguem essas diferenças e são exercidas de formas distintas.
A imagem dos antepassados, para os índios, é muito importante para esse povo, uma vez que eles se comunicam com as gerações passadas e se orientam através delas.
Não há instituição nem burocracia. A arte indígena é simbolizada por danças, ritos, músicas, apetrechos e o ornamento é muito importante para tais expressões. As cores e a pintura também são instrumentos essenciais. As tintas são extraídas de árvores e usadas em seus corpos, sendo uma técnica milenar.
Contudo, atualmente, tal tradição está sendo apropriada pelas produções urbanas e as tintas naturais estão sendo substituídas pela industrial.
Link: brainly.com.br/tarefa/14615241
2. Linguagem Plástica: há a Lygia Clark, pintora e artista plástica brasileira. Lygia Clark, artista plástica brasileira, inova ao cunhar o Neoconcreto e utiliza-se de obras-vivas, body art, elementos do corpo humano, figuras geométricas e 3D para compor suas obras de arte.
Clark faz da arte uma terapia e objetiva fazer com que o espectador participe da sua criação. Para ela, a arte está intimamente ligada às pessoas numa relação infinita. O sujeito não deve ser passivo ao se deparar com a arte. Ao contrário. A arte e o homem se tornam um único liame e as sensações humanas são caminho para se chegar à arte.
A artista fez várias exposições em sua vida, a saber: Composição nº 5 (1954), Casulos (1959), Obra-Mole (1964), Caminhando (1964) . Todas elas incentivam a participação da pessoa, passando de espectador para criador. Assim, Lygia une arte e corpo, espírito e matéria, criação e criador e traz uma nova concepção de arte ao Brasil.
Link: brainly.com.br/tarefa/26083227
3. Linguagem Musical: há, como símbolo da linguagem musical, o Chorinho. O Choro (Chorinho) surgiu no século XIX, no Brasil, e corresponde a um gênero da música popular brasileira. No Rio de Janeiro, o Chorinho foi criado, sendo o seu "pai" o músico Joaquim Callado Jr., flautista da época.
O Choro é instrumental, sendo produzido por instrumentos como: violão, bandolim, flauta e cavaquinho.
O Choro foi, inicialmente, produzido com instrumentos musicais europeus (clarinete, violão, saxofone, piano), mas sua temática artística corresponde à escravidão, pois o choro é um gênero subalterno, marginal e símbolo da boemia.
Link: brainly.com.br/tarefa/35701853