• Matéria: Física
  • Autor: KleytonSilva908
  • Perguntado 8 anos atrás

Dentre as complicações que um portador de diabetes não controlado pode apresentar está a catarata, ou seja, a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, fica intumescido e tem seu raio de curvatura diminuído (figura 1), o que provoca miopia no paciente. À medida que a taxa de açúcar no sangue retorna aos níveis normais, o cristalino perde parte do excesso de água e volta ao tamanho original (figura 2). A repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando sua opacificação. (www.revistavigor.com.br. Adaptado.) De acordo com o texto, a miopia causada por essa doença deve-se ao fato de, ao tornar-se mais intumescido, o cristalino ter sua distância focal (A) aumentada e tornar-se mais divergente. (B) reduzida e tornar-se mais divergente. (C) aumentada e tornar-se mais convergente. (D) aumentada e tornar-se mais refringente. (E) reduzida e tornar-se mais convergente.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
21
Olá!

As lentes esféricas são formadas por meios transparentes, uma lente possuí duas faces, que podem possuir superfícies esféricas ou plana. Exemplos de lentes esféricas em nosso cotidiano são: câmeras fotográficas nos celulares, lentes de óculos para corrigir os problemas de visão, lupas, etc...

Assim como o próprio enunciado do exercício nos diz, a miopia é um defeito da visão que pode ser causada pelo instumecimento do cristalino, que diminuí o raio de curvatura do olho (converge), tendo como consequência uma redução na sua distância focal.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa E, "reduzida e tornar-se mais convergente."
Perguntas similares