Depois de mais de meio século de ruptura em decorrência dos novos arranjos da Guerra Fria, Cuba e Estados Unidos deram importante passo para o avanço das relações diplomáticas entre os dois países, com a reabertura das em baixadas nas suas capitais.
Analise as afirmativas que têm relação com o acontecimento.
I. O rompimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba ocorreu no contexto da Guerra Fria, a partir da política nacionalista adotada por Fidel Castro e seus seguidores, que rendeu o desagrado dos Estados Unidos e o apoio da União Soviética.
II. A reabertura das embaixadas entre Estados Unidos e Cuba significa o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
III. O regime pró-soviético instalado em Cuba e a Crise dos Mísseis elevaram as tensões entre EUA e Cuba, culminando com a expulsão deste país da OEA e seu isolamento diplomático pelos países americanos.
IV. A reabertura das embaixadas e o restabelecimento diplomático entre Cuba e Estados Unidos provocaram, no mesmo ato, a declaração do fim do embargo econômico contra a ilha caribenha e a desocupação de Guantánamo.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II e IV.
d) II, III e IV.
e) III e IV.
Respostas
respondido por:
28
Resposta letra "A"
Cuba e EUA da América romperam as relações quando no contexto da guerra
fria, apos a revolução cubana de 1953.
Não contente com os rumos de Cuba, os EUA romperam relações diplomáticas
com o país. Cuba buscou o apoio dos socialistas procurando principalmente
reforço econômico da URSS para revidar
aos ataques dos americanos.
O fim do bloqueio econômico a Cuba significa acabar definitivamente com as desavenças ocorridas durante guerra fria e tentar estabelecer novamente um dialogo entre os dois países
respondido por:
0
Resposta:
alternativa a) I, II eIII
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás