Sobre o movimento do Contestado, ocorrido de 1912 a 1916, considere as afirmativas abaixo: 1. No início do movimento, o monge José Maria, sua principal liderança, foi morto, mas suas orientações continuaram a exercer influência sobre os participantes. 2. Esse movimento acabou por agregar diferentes segmentos sociais, como posseiros e sitiantes expulsos de suas terras, e comunidades negras e caboclas. 3. O movimento do Contestado tinha características milenares e messiânicas, mas também políticas, de contestação social. 4. Apesar do cunho contestatório, a simpatia para com a República é uma característica continuamente presente no movimento do Contestado. 5. Uma das principais causas do movimento foi o fato de os sertanejos - ou caboclos - terem sido expulsos de suas terras pela estrada de ferro construída na região. Assinale a alternativa correta. -) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras. Resposta correta: Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Respostas
Na revolta de contestado o líder José Maria, um beato morreu durante uma
disputa com as forças militares.
O movimento agregou posseiros e sitiantes, que lutavam contra
a expansão das fazendas de gado na região de Santa Catarina e Paraná.
A revolta tinha cunho messiânico, já que os sertanejos acreditavam
que José Maria retornaria novamente a terra para fazer valer "a lei da coroa do céu."
Os sertanejos ainda lutavam por causa da construção de uma estrada
de ferro na região, que era comandada por uma companhia dos Estados Unidos.
Resposta:
Estão corretas 1,2,3 e 5.
Na revolta de contestado o líder José Maria, um beato morreu durante uma disputa com as forças militares.
O movimento agregou posseiros e sitiantes, que lutavam contra a expansão das fazendas de gado na região de Santa Catarina e Paraná.
A revolta tinha cunho messiânico, já que os sertanejos acreditavam que José Maria retornaria novamente a terra para fazer valer "a lei da coroa do céu."
Os sertanejos ainda lutavam por causa da construção de uma estrada de ferro na região, que era comandada por uma companhia dos Estados Unidos
Explicação: