• Matéria: Biologia
  • Autor: kamysoares7604
  • Perguntado 8 anos atrás

A técnica de hibridização de DNA permite identificar o parentesco que existe entre diferentes organismos. Ela consiste em produzir fragmentos de DNA de um determinado organismo, separar as duas fitas de DNA desses fragmentos e promover a ligação entre esses fragmentos de DNA de fita simples e os fragmentos de DNA de fita simples de outro organismo, correspondente a um mesmo gene para ambos os organismos estudados. Para qual dos pares de organismos apresentados abaixo deve ser mais fácil separar as duas fitas de DNA após um processo de hibridização? a) Beija-flor e crocodilo. *b) Minhoca e ouriço-do-mar. c) Chimpanzé e humano. d) Anêmona e medusa. e) Tubarão e lambari.

Respostas

respondido por: Giuliane6
28
Ola! Bom vamos lá!

Devemos saber que o método que usamos para a identificação de parentesco por hibridização de DNA, funciona do seguinte modo: quanto mais próximas duas espécies estiverem entre si, maior será o número de nucleotídeos complementares em suas respectivas cadeias de DNA ou seja, mais “firmes” ficarão, sendo mais difícil separá-las após um processo de hibridização. 

Assim, podemos ver que deve ser de um grau mais fácil a separação das duas fitas de DNA após a hibridização entre o DNA de minhoca e de ouriço-do-mar, já que se formam a dupla de animais com grau de parentesco mais distante entre si.

Por isso a alternativa correta e a letra B!

Espero ter ajudado.

Perguntas similares