• Matéria: ENEM
  • Autor: costanatalye8995
  • Perguntado 8 anos atrás

(Enem) Uma equipe de paleontólogos descobriu um rastro de dinossauro carnívoro e nadador, no norte da Espanha. O rastro completo tem comprimento igual a 15 metros e consiste de vários pares simétricos de duas marcas de três arranhões cada uma, conservadas em arenito. O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros. O rastro difere do de um dinossauro não nadador: “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada —, o que demonstra que o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas, não pisava”, afirmam os paleontólogos.

Respostas

respondido por: jperuzzi
43
Alternativa b), "O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros", pois afirma que o rastro de 2,5 metros de pernadas corresponde ao tamanho do animal, já que ele não poderia dar passos maiores que ele mesmo.
respondido por: thaispaulinafernande
31

O fragmento relevante é: "O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros".

Esse fragmento é relevante para para se estimar o tamanho do dinossauro nadador mencionado no enunciado acima, pois é possível perceber que, se o rastro é de 2,5 metros de pernadas, podemos notar que o tamanho das marcas deixadas pelo animal e o espaço entre as passadas demonstram se tratar de um dinossauro bastante grande, o que pode corresponder ao dimensionamento do tamanho real do animal, sendo então, de grande importância para estimar ou determinar qual seria o seu tamanho.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares