• Matéria: História
  • Autor: luizacastro6474
  • Perguntado 8 anos atrás

Como era a relação da nobreza real com os Mercadores durante o absolutismo

Respostas

respondido por: Gabbyloyollagmailcom
1
O Absolutismo se iniciou na Inglaterra após a guerra das duas rosas, que foi um conflito entre duas famílias da nobreza. Dessa luta, quem reinou foi Henrique Tudor, o Henrique VII, no período de 1485 a 1509. Ele contribuiu e iniciou uma reformulação na marinha, aumentando o número de embarcações. Após isso, o segundo rei da dinastia Tudor que subiu ao poder foi Henrique VIII. Ele se impôs diante dos nobres, se revoltou contra o papa, tomando posse de suas propriedades na Inglaterra e criou a Igreja Anglicana.

Entre 1558 a 1603, quem governou o país foi a rainha Elizabeth I com o auxílio de seu Conselho Privado, valorizando ainda mais o poder de um rei, pois ela governou com bravura e trouxe crescimento para o país. Ela lutou contra as aprovações do parlamento (criado com a Carta Magna de 1215) sobre os impostos. Na economia, a rainha utilizou o mercantilismo, sendo que foi no seu reinado que iniciaram as colonizações da América do Norte. Na religião, como o anglicanismo se espalhou pela Inglaterra vários grupos de correntes religiosas e também os católicos se revoltaram e a rainha procurou defender o protestantismo ao invés do catolicismo.

Com a morte de Elizabeth I, que não possuía herdeiros, seu primo Jaime I assumiu o trono, iniciando a dinastia Stuart. As perseguições aos protestantes continuaram e muitos viajaram para a América do Norte. Seu sucessor, Carlos I, foi ao trono em 1625 e seu reinado foi semelhante ao do pai. Houve uma guerra contra o rei apoiada pelos burgueses e os parlamentares, cujo líder era Oliver Cromwell, sendo que este ganhou a guerra e assumiu o trono, ficando conhecido como o “Lorde Protetor”. No seu reinado, ele publicou o ato de navegação, que proporcionava a livre entrada e saída de mercadorias da Inglaterra e de países que produziam ou consumiam, prejudicando a intermediação de mercadorias provenientes da Holanda. A partir daí, a Inglaterra se tornou a grande potência marítima em todo o mundo, mantendo-se assim até o fim da Primeira Guerra Mundial.

Perguntas similares