• Matéria: História
  • Autor: vincks8711
  • Perguntado 8 anos atrás

como a disputa por territorios coloniais estimulou o nacionalismo nas potencias colonizadoras?

Respostas

respondido por: ferretti
28
Olá!

O desenvolvimento industrial e do capitalismo fomentou uma série de conflitos ao redor do mundo por conta dos interesses convergentes. Inglaterra e França, posteriormente, Alemanha, Itália e Bélgica, estavam todos ansiando pela invasão de territórios que possibilitassem o acesso à matérias-primas e mercado consumidor. Esse choque fez com que a Conferência de Berlim, realizada no século XIX, fosse necessária para evitar conflitos maiores: a África foi dividida entre os Europeus.

O problema, no entanto, não foi resolvido: junto aos interesses econômicos cresciam os sentimentos nacionalistas que passaram a opor nação contra nação de forma que, em 1914, as maiores potências do mundo entraram em uma das maiores guerras que o mundo já viu: A Primeira Guerra Mundial.
respondido por: claudiadeoliveiravga
0

Olá,

A disputa por territórios aumentava a competitividade entre os países colonizadores e dentro de suas populações eram inflamadas ideais nacionalistas, para que os projetos expansionistas fossem apoiados pelo povo.

O Imperialismo e nacionalismo

O Imperialismo foi uma disputa por territórios na África, Ásia e Oceania durante o século XX. As grandes potências europeias estavam em busca de matéria-prima para abastecer o crescimento industrial e um mercado consumidor para comprar os produtos europeus.

Dessa forma, foi gerado um clima de competitividade entre essas nações, inflamando também ideias nacionalistas em cada país, que buscava o apoio de sua população nesse processo de expansão. A competição entre as nações e o espírito nacionalista culminou na Primeira Guerra Mundial em 1914.

Perguntas similares