• Matéria: Português
  • Autor: SandrahPatricia6615
  • Perguntado 8 anos atrás

As diferenças entre os seres, postas num primeiro plano na narrativa, frustram o desejo da criança de brincar com o cão. 41 - Considerando os contos de Urupês, de Monteiro Lobato, e o romance Inocência, de Visconde de Taunay, assinale a alternativa correta. ► a) Inacinho, do conto “Pollice Verso”, é pior profissional do que Cirino, de Inocência. Embora o primeiro tenha se formado em medicina, ele é descrito de maneira mais caricata e sarcástica que Cirino, que não se formou. O vocabulário sofisticado de Inacinho impressiona os itaoquenses, mas a qualidade de sua atuação é desmerecida pelo narrador, que evidencia suas falhas de formação e de caráter. b) Assim como Inocência, Zilda (de “O comprador de fazendas”) e Pingo d'Água (de “A colcha de retalhos”) evidenciam a tentativa dos dois autores de caracterizar a vida da mulher brasileira do interior, representando literariamente a submissão da filha à autoridade paterna, o casamento como escolha dos pais e o analfabetismo feminino. c) No conto “O mata-pau”, um homem das cidades aprende sobre a flora sertaneja com seu camarada, que tanto lhe tira dúvidas com relação à vegetação avistada quanto lhe conta histórias sobre os habitantes do lugar. É semelhante a essa a relação entre o naturalista Meyer e seu camarada, também um sertanejo contador de causos. d) A desconfiança que cerca o monstruoso Bocatorta (do conto homônimo) quanto às profanações de sepulturas, e que é anunciada no medo que Cristina sente, é semelhante à desconfiança que ronda o anão Tico, que nutre uma paixão doentia por Inocência, sentimento que ele dissimula como se quisesse protegê-la. e) O sertanejo de Lobato é semelhante ao de Taunay sobretudo no que diz respeito a esta caracterização: “O legítimo sertanejo, explorador dos desertos, não tem, em geral, família. Enquanto moço, seu fim único é devassar terras, pisar campos onde ninguém antes pusera o pé, vadear rios desconhecidos, despontar cabeceiras e furar matas, que descobridor algum até então haja varado” (Inocência, capítulo 1).

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
1

Essa questão estabelece um paralelo entre duas importantes obras da Literatura Regional Brasileira.

 

Tais obras, Inocência e Urupês, apresentam o conflito entre a beleza exuberante da natureza e a rudeza do caboclo que vive inserido nela.

 

Dentre as alternativas expostas, podemos afirmar que a letra A está correta, já que Cirino, ainda que seja um charlatão, tem nobreza de caráter, é digno, possui boas intenções e emprega esforço para que seu trabalho seja bem desempenhado.

 

Ao contrário de Cirino, Inacinho adquiriu seu diploma sem ter conteúdo, demonstra má índole nata, não tendo escrúpulos, deixando morrer um cliente somente para lucrar mais.

 

Espero ter ajudado ;)

Perguntas similares