Respostas
Aristóteles era um filósofo grego antigo e não exatamente um biólogo. Mas só porque em sua época não existia formação em biologia. Porém, é inegável que era um cientista nato e seu trabalho sobre a classificação de seres vivos foi revolucionário.
Referido como a “Escada da Vida”, o sistema de classificação de Aristóteles ainda estava em uso até o século XIX. Aristóteles foi o primeiro a reconhecer as relações entre as espécies e organizá-las por suas semelhanças.
#2 :: Cláudio Galeno – 129-161 dC – a experimentação médicaA maioria de suas obras e seus estudos se perderam. Contudo, o trabalho de vida do médico e cirurgião grego revolucionou a maneira pela qual a pesquisa médica foi e é conduzida. Galeno teve grande influência no desenvolvimento de muitos campos da medicina, incluindo anatomia, patologia, fisiologia e neurologia.
Foi o primeiro a propor que o corpo fosse controlado pelo cérebro. Também fez muitas importantes descobertas, como distinguir as veias das artérias e o sangue venoso do arterial. Muitos dos seus procedimentos e técnicas ousados só seriam usadas alguns séculos depois, como por exemplo sua intervenção cirúrgica para correção da catarata.
• A biologia na antiguidade
#3 :: Antonie van Leeuwenhoek – 1632-1723 – o pai da microbiologiaLeeuwenhoek é famoso por suas contribuições à microscopia e sua aplicação na biologia. Ele criou uma técnica para criar lentes poderosas.
Leeuwenhoek usou os microscópios para descobrir mais sobre o mundo vivo – suas descobertas incluem as bactérias, o vacúolo da célula e o padrão de bandas de fibras musculares.
#4 :: Robert Hooke – 1635 – 1703 – a descoberta da célula Pioneiros da biologiaRobert Hooke
Hooke era especialista em física e química e fez muitos avanços importantes para a ciência, mas sua descoberta da célula o tornou uma das figuras-chave da revolução científica.
Hooke tinha uma capacidade extraordinária para manipular microscópios, e ao aplicar essa capacidade de olhar atentamente para uma fatia fina de cortiça – descobriu e batizou as células.
Lineu#5 :: Carlos Lineu (Carl Linnæus) – 1707-1775 – o pai da taxonomia modernaCarlos Lineu foi um botânico, zoólogo e médico sueco. Foi também o criador da nomenclatura binomial e da classificação científica (que ainda usamos hoje), sendo assim considerado o “pai da taxonomia moderna”.
Foi sua vasta coleção de plantas, animais e conchas que levam a Lineu a agrupar e nomear espécies. Ele separou todos os seres vivos em reinos. Saiba mais no artigo Lineu.#6 :: Charles Darwin – 1809-1882 – a teoria da evolução Pioneiros da biologiaCharles Darwin
O mais famoso naturalista de todos os tempos. A contribuição de Darwin para a biologia e a ciência é indescritível.
Charles Robert Darwin foi um britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual.
Esta teoria culminou no que é considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia. Saiba mais no Documentário A biografia de Charles Darwin#7 :: Gregor Mendel – 1822-1884 – fundação da genética modernaA contribuição extraordinária de Mendel não recebeu o devido reconhecimento até muito tempo após sua morte.
Mendel usou ervilhas para descobrir e demonstrar as leis da herança genética, inventando os termos genes dominantes e recessivos no processo. As leis foram redescobertas somente na virada do século XX e forneceu o mecanismo pelo qual a teoria da seleção natural de Darwin pode ocorrer. As duas teorias se combinam para formar nossa compreensão atual do processo evolutivo. Saiba mais no Documentário Mendel e a ervilha.#8 :: Alfred Russel Wallace – 1823-1913 – a linha WallaceAlfred Russel WallaceWallace foi um naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico que ajudou a desenvolver a teoria da evolução.
De fato, foi a síntese independente de evolução de Wallace por seleção natural que levou a Darwin a apressar-se e publicar seu livro Sobre a Origem das Espécies. Felizmente Wallace era um cientista realizado e suas descobertas não terminaram aí. Wallace notou a distinção da fauna entre Ásia e Austrália, traçando uma linha entre ambos – hoje conhecida como a Linha de Wallace.