• Matéria: Português
  • Autor: ewerthonlimaa2201
  • Perguntado 8 anos atrás

A autora do blog usa uma linguagem bastante informal, desviando-se em alguns momentos da norma culta. Observe os fatos extraídos do texto: 1. As formas verbais do indicativo com o pronome “tu”, de segunda pessoa (“tu vem”, “tu acredita”- linhas 2 e 11). 2. A forma usada do imperativo afirmativo com o pronome “tu” de segunda pessoa (“abre os olhos” - linha 12). 3. A forma usada do imperativo negativo com o pronome “tu” de segunda pessoa (“não vem” - linhas 1 e 2). 4. O uso das expressões “há muito tempo” e “faz muito tempo”, retomando fatos passados (linha 4). Que fatos constituem exemplos de transgressão à linguagem escrita culta? a) 2 e 4 apenas. b) 1, 2 e 3 apenas. ► c) 1 e 3 apenas. d) 3 e 4 apenas. e) 2, 3 e 4 apenas.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
6
Olá.


Conforme a leitura do texto, compreende-se que:


1. Assertiva verdadeira, quando a autora se refere ao " tu vem dizer 3 que acordou?", conseguimos compreender que ela usa uma linguagem mais informal.


2. Abre os olhos não é considerado informal, portanto, a assertiva está incorreta com o que se pede o enunciado.


3. Tu, seguido de "nem vem", realmente é caracterizado como uma linguagem informal. Portanto, está correta.


4. Há muito tempo, que faz referência ao verbo haver, não é caracterizado como uma linguagem informal. Isso seria somente informal se fosse por exemplo "tem tempo".


Portanto, a alternativa correta é a letra C.


Espero ter ajudado!
Perguntas similares