• Matéria: História
  • Autor: adbhamyla4446
  • Perguntado 8 anos atrás

Assinale a alternativa correta sobre o papel social e econômico das cidades no período colonial da América Portuguesa. a) As cidades nunca tiveram um papel significativo na economia colonial, pois toda a riqueza que interessava ao comércio português era de origem agrária. Dessa forma, as cidades eram núcleos administrativos sem qualquer povoamento significativo, que só se tornaram alvo de investimentos após a vinda da Família Real portuguesa. b) As cidades passaram a ter um papel econômico primordial na colônia a partir da fundação de São Paulo, que se tornou um grande entreposto comercial. Posteriormente, com o ciclo do ouro, as cidades de Minas Gerais tornaram-se um centro irradiador de progresso econômico, superando a importância das áreas rurais na economia colonial. Isso impulsionou um maior desenvolvimento urbano, trazendo progresso material e cultural a toda a sociedade. ►c) Mesmo com papel econômico secundário, a partir dos séculos XVII e XVIII, algumas cidades foram valorizadas com o aumento da participação da colônia no comércio ultramarino, em especial após as políticas pombalinas de incentivo às Companhias de Comércio. Além de possuírem órgãos administrativos e políticos, as cidades agregaram boa parte dos elementos sociais da colônia, definindo em seus espaços as diferenças de gênero, raça e status social. d) Além de serem centros administrativos, as cidades formaram pequenos centros educacionais de catequese dos indígenas e de evangelização dos colonos, agregando uma população majoritariamente masculina. Por serem muito pobres, as cidades eram vilas incipientes, o que gerava uma concentração populacional e econômica nas áreas rurais. e) As cidades foram centros administrativos importantes para o desenvolvimento econômico e social da colônia, por concentrarem escolas, jardins botânicos e assistência médica e jurídica à população. Escravos frequentemente fugiam para tentar uma vida melhor nas cidades, o que gerava uma rivalidade entre os centros urbanos e as áreas rurais.

Respostas

respondido por: Garcias29
14
Resposta letra "C"


As cidades não tiveram durante muito tempo um papel importante na sociedade colonial brasileira. A formação inicial da colônia visava mais o aspecto rural, com a distribuição das pessoas em redor dos engenhos.

A partir do século XVII e XVIII houve um processo de crescimento das cidades, ainda durante a invasão holandesa, a cidade de Recife ganhou um aspecto mais moderno.


Outras cidades foram se desenvolvendo e criaram um comercio significativo e instituições públicas, que também contribuíram para esse crescimento.

Perguntas similares