Em 2012 completaram-se 30 anos da Guerra das Malvinas (Malvinaspara os argentinos;Falklandspara os ingleses), sendo que as animosidades entre Argentina e Inglaterra na disputa pelas ilhas inglesas situadas ao extremo sul da América do Sul foram recentemente relembradas pela presidenta argentina Cristina Kirchner. Sobre esse conflito, é correto afirmar: a) O conflito foi iniciado pelos ingleses, por conta da existência de petróleo na região, que começava a ser explorado por companhias argentinas de forma clandestina. A superioridade militar e econômica da Inglaterra contou para a derrota dos argentinos, que foram pegos desprevenidos em um ataque-surpresa. Como resultado, a Argentina amargou uma grave crise econômica. b) O conflito foi iniciado pela Argentina no contexto da intensa ditadura peronista iniciada em 1976. A herdeira política de Perón, Isabelita, recorreu à elite militar para retomar as Ilhas Malvinas, cujos recursos se esgotavam com a exploração inglesa. Apesar da derrota argentina, o tratado de paz garantiu que a população argentina habitante das ilhas pudesse controlar a ocupação inglesa. c) O conflito foi iniciado pelos ingleses, que não toleravam a ocupação desordenada dos argentinos sobre as suas ilhas. Os argentinos, por sua vez, nunca aceitaram o domínio inglês sobre as ilhas, e desde o início dos anos 1980 prepararam-se para retomar o território. A prosperidade econômica pela qual a Argentina passava foi decisiva para que o país vencesse a guerra. ►d) O conflito foi desencadeado pela Argentina no contexto da ditadura militar iniciada em 1976. A fim de angariar apoio popular no início dos anos 1980, o governo almejou reconquistar as Ilhas Malvinas, retomando um discurso nacionalista. Contudo, com a rápida derrota dos argentinos, o regime militar logo foi derrubado, sucedido por um governo democrático e civil em meio a uma grave crise econômica. e) O conflito foi iniciado pelos argentinos, que desejavam retomar o território por conta de seus recursos minerais, a fim de aplacar a grave crise econômica que assolava a Argentina. A Inglaterra não queria deixar as Ilhas, por se beneficiar das riquezas naturais em um período de instabilidade financeira após o desmantelamento do Estado de Bem-Estar Social. Aproveitando-se da fragilidade inglesa, a Argentina venceu a guerra.
Respostas
a) Falsa. O conflito foi iniciado pelos argentinos, que procuravam retomar a região, e a crise política do regime civil-militar e o patriotismo foram as questões mais fundamentais.
b) Falsa. O conflito foi iniciado pelo Argentina em meio a um regime civil-militar, sendo o presidente da época Leopoldo Galtieri. Poucos anos depois da guerra, os habitantes das Malvinas ganharam o direito de autodeterminação, podendo escolher a qual dos povos pertencem.
c) Falsa. O conflito foi iniciado pelos argentinos, e foi a crise política pelo qual o regime civil-militar passava o fator decisivo para a escolha de tentar retomar as Malvinas. A Inglaterra venceu a guerra.
d) Verdadeira. De fato, o regime civil-militar argentino se enfraqueceu muito depois da derrota em Malvinas. O próprio presidente Leopoldo Galtieri renunciaria poucos dias depois do fim do conflito.
e) Falsa. O conflito foi iniciado pelo governo argentino, que procurava superar a crise do regime civil-militar ao apelar para o patriotismo da população. Com o conflito, a Inglaterra conseguiu recuperar-se de um período de instabilidade, e foi o fortalecido governo de Margaret Thatcher a vencer a guerra.
Sendo as opções a, b, c e e falsas, fica comprovada que a alternativa d é a verdadeira.
Resposta: D) O conflito foi desencadeado pela Argentina no contexto da ditadura militar iniciada em 1976. A fim de angariar apoio popular no início dos anos 1980, o governo almejou reconquistar as Ilhas Malvinas, retomando um discurso nacionalista. Contudo, com a rápida derrota dos argentinos, o regime militar logo foi derrubado, sucedido por um governo democrático e civil em meio a uma grave crise econômica.
Explicação:
No início da década de 1980, a ditadura militar, que havia derrubado Isabelita Perón do poder, enfrentava uma grave crise política e econômica. Tentando dar fôlego ao regime, o general e ditador Leopoldo Galtieri invadiu as Malvinas em abril de 1982, atitude que resultou na guerra contra os ingleses, que colonizavam as ilhas desde 1833. O conflito durou 75 dias e foi vencido pela Inglaterra. A derrota argentina acelerou o processo de redemocratização do país.