2)
As noções de passado, presente e futuro são, portanto, fundamentais para a existência humana, e entendê-las é uma necessidade. Nesse sentido, quando essa compreensão está relacionada às experiências coletivas, ou a experiências individuais que se tornaram importantes para um grupo, estamos falando de História.
Sendo assim, analise as afirmações abaixo:
I - Também estamos falando de História quando interrogamos o passado para tentar compreender características do tempo presente.
II – Podemos dizer que, como não somos capazes de prever o futuro, é para o passado que nos voltamos, na tentativa de compreender problemas do presente.
III - Tudo o que se relaciona aos seres humanos, suas formas de viver, sobreviver, reunir-se e divertir-se em todas as épocas — exceto o presente — é História.
IV - A construção da evolução do conhecimento humano tem força para mudar a forma com que vemos o mundo, possibilitando a formação de uma consciência de si, dos outros e do espaço que vivemos no presente.
Quais afirmações são verdadeiras?
Alternativas:
a)
Apenas I e III.
b)
Apenas I, II e IV.
c)
Apenas II e III.
d)
Apenas II, III e IV.
e)
Apenas III.
3)
O debate acerca do que é história é inesgotável, dele, podemos destacar o pensamento do historiador francês Marc Bloch, que afirma que "São os homens que [a história] quer capturar. Quem não conseguir isso será apenas, no máximo, um serviçal da erudição. Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está sua caça".
(BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.)
Refletindo sobre a essência da história, analise as afirmações abaixo:
I – A História deve focar apenas em datas, dados, nomes de heróis, presidentes, civismo e heroísmo.
II – A História estuda as relações humanas em sua complexidade, portanto, as imagens, músicas, brincadeiras, festas, comida e outras tantas coisas, fazem parte do patrimônio da História.
III – Podemos dizer que a História é a ciência que estuda na ação do homem no tempo.
Quais afirmações estão corretas?
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II e III.
e)
Apenas III.
4)
Muitos acreditam que a formação e do desenvolvimento do senso crítico é uma ferramenta contra o consumismo. Pensando nisso, analise as asserções à seguir:
I - O consumismo (predomínio do ter) constitui o maior obstáculo entre os desafios de nosso tempo. Praticamente todas as grandes crises dos últimos séculos têm a mesma raiz: a crença de que o homem tudo pode.
II - Sabemos, por experiência histórica, que toda civilização que preteriu o equilíbrio e o respeito, substituindo-os pela valorização abstrata da posse, sucumbiu em meio à crise.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
b)
A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
c)
As asserções I e II são falsas.
d)
As asserções I e II são verdadeiras e I fundamenta a II.
e)
As asserções I e II são verdadeiras e a II fundamenta a I.
5)
De acordo com a análise realizada na Web Aula é o papel da História e o papel da Educação?
Alternativas:
a)
Possibilitar o acesso às informações que deem condições ao homem de tomar as decisões necessárias.
b)
É eliminar o erro através do acesso ao conhecimento e reflexão.
c)
A História e a Educação possuem papéis contrários, pois uma volta-se ao passado e a outra ao futuro.
d)
O é contribuir para a construção de uma sociedade sem guerras e conflitos por meio do uso da força.
e)
É estabelecer relações que induzam as pessoas a consumir cada vez mais.
Respostas
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada questão por vez.
2)
I – Verdadeira. Ao ver determinados eventos passados como raízes de acontecimentos presentes, estamos efetuando uma análise histórica.
II – Verdadeira. É apenas possível vislumbrar possibilidades futuras, jamais prever o futuro. Analisando o passado, porém, é possível tentar compreender as origens de questões presentes.
III – Falsa. Embora a própria noção ainda seja controversa, a existência de uma história do tempo presente é incontestável desde aproximadamente os anos 1980. Localizada na divisão entre história de longa duração e o presente, ela analisa a construção do presente do tempo, isto é, a memória.
IV – Verdadeira. A formação de uma autoconsciência está intimamente ligada à evolução do conhecimento sobre o espaço sociocultural.
Sendo os itens I, II e IV verdadeiros, a única alternativa correta da questão é a b.
3)
I – Falsa. A história política tradicional acrítica mencionada por este item é típica do período de história positivista ocorrido no século XIX. Hoje, é considerado importante a existência de uma análise do ambiente social do período observado, além da essencial crítica das fontes.
II – Verdadeira. Estudar as relações humanas sem levar em consideração o meio onde ocorreram é efetuar uma análise vazia de significado.
III – Verdadeira. Estudando a atividade efetuada por gerações passadas, pode-se entender melhor a sociedade atual.
Sendo os itens II e III verdadeiros, a única alternativa correta da questão é a d.
4)
I – Falsa. Numa era de grande produção e serviços disponíveis, enfrentar o consumismo constituiu-se um desafio para muitas sociedades. Apesar disso, não é possível equivaler a definição de consumismo à ideia que o homem pode tudo.
II – Falsa. O termo “valorização abstrata da posse” constitui uma contradição.
Sendo ambos os itens falsos, a única alternativa correta da questão é a c.
5)
Sem acesso à aula mencionada ou às opções de resposta, só é possível resolver a questão presumindo que há mais de uma alternativa correta, e basta selecioná-la. Assim:
a) Verdadeira. A educação fornece as condições para a ação consciente do homem.
b) Verdadeira. Ao possibilitar acesso ao conhecimento, a educação permite a reforma de atitudes anteriores tomadas ainda na ignorância.
c) Falsa. A História e a Educação se complementam, pois ambas visam o passado ao procurar entender o presente e melhorar o futuro.
d) Verdadeira. A educação permite a construção de diálogos e negociações saudáveis e não violentos.
e) Falsa. A educação estimula a reflexão sobre o consumismo desmedido.
Sendo a, b e d verdadeiras, estas são as alternativas corretas.