• Matéria: Química
  • Autor: Abby19
  • Perguntado 8 anos atrás

em uma atividade experimental, um estudante cortou uma maçã e a deixou exposta ao ambiente durante três horas. A) descreva o que aconteceu com a maça desde o estado inicial ate 3 horas depois . que transformações podem ser observadas? . B) há algum indício de reação química? quais.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
217
Olá!
O escurecimento da maçã se deve a alguns fatores. Quando exposta ao oxigênio, existe uma enzima na maçã que torna-se ativada. A enzima polifenol oxidase precisa de oxigênio para se tornar ativa, e quando isso corre, ativa uma série de reações químicas que fazem com que a maçã escureça.
No entanto, vale lembrar que o escurecimento se difere de estar estragado. A maçã, continua comestível mesmo estando mais escura, pois o que ocorreu foi uma reação química enzimática. 
Espero ter ajudado!

ramilllysousaoyhlft: qual e a resposta da B)
felipeassf: A enzima polifenol oxidase precisa de oxigênio para se tornar ativa, e quando isso corre, ativa uma série de reações químicas que fazem com que a maçã escureça.
respondido por: mayaravieiraj
69

Podemos afirmar que o escurecimento da superfície da polpa da maçã pode ser explicado mediante alguns fatores:

  • quando a polpa da maçã está exposta ao oxigênio, a enzima presente na maçã torna-se ativa.

  • a enzima em questão é a polifenol oxidase, que precisa de oxigênio para se tornar ativa, e quando isso acontece, uma série de reações químicas são iniciadas, o que faz com que a maçã escureça.

  • O escurecimento da maçã não significa dizer que a fruta está estragada, pois a maçã continua comestível mesmo estando com coloração mais escura, uma vez que o que ocorreu foi uma reação química enzimática. 

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/8388671

Anexos:
Perguntas similares