Leia a seguir o que a deusa atena disse a ulisses, ao perceber sua apreensão diante do enfrentamento de mais uma luta em sua jornada. Intérprete a citação tendo em vista a concepção de ser humano transmitidas pelas epopéias: a proteção divina diminuía a virtude do guerreiro? .........................................................Desventurado! E dizer que tantos confiam em aliados inferiores a mim, mortais de menor inteligência que a minha: eu sou uma divindade e te guardarei, do início ao fim, em todas as vicissitudes. Por favor alguém me ajude nesta questão.
Respostas
A proteção divina dava maior confiança ao guerreiro.
No entanto, Odisseu (Ulisses) estava temeroso diante da nova luta que
enfrentaria, sendo que essa batalha seria travada dentro de sua casa, para
libertar sua família dos homens que cobiçavam seu trono e sua esposa. Ele tinha acabado de chegar na sua terra, após longos anos de guerra em tróia e por causa de vários incidentes que tinham o impedido de regressar.
Odisseu, estava temeroso, já que ele tinha que enfrentar
praticamente sozinho, vários homens. Por isso, que a deusa (Palas Atenas) fala
para ele, que os homens confiam em aliados inferiores a ela (uma deusa),
simples mortais e sem inteligência alguma, que ele (Odisseu) deveria deixar o
medo de lado e confiar na deusa, que ela o guardaria naquela luta.
Espero ter ajudado.
A citação indica que a deusa oferecia proteção ao guerreiro, o que não reduzia virtudes senão as ampliava, dado que a fé e a confiança do guerreiro na providência divina é uma importante característica dos heróis.
Assim, pode-se dizer que a deusa, ao comparar-se com os aliados que outros homens poderiam ter, geralmente deuses que ela considerava mais fracos ou, mesmo, seres humanos e impérios, demonstra que o guerreiro precisa acreditar em sua ação protetiva.
"Eu sou uma divindade e te guardarei, do início ao fim, em todas as vicissitudes!"
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19785970